Sinos Foto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hora Certa
Últimos assuntos
» Excessos, sempre os excessos
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 16:37

» Conhecendo as Missões
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 14:28

» Só Animais
por CarlosCareca Qua 28 maio 2014 - 15:34

» Só Preto e Branco...
por CarlosCareca Sex 10 Jan 2014 - 22:22

» Só paisagens
por CarlosCareca Qui 17 Out 2013 - 15:13

» Só pôr do sol
por CarlosCareca Ter 27 Ago 2013 - 9:00

» Onde o Corpo pagou e a Alma penou
por CarlosCareca Dom 21 Jul 2013 - 22:13

» Lagoa Azul Lagoa dos Patos Mostardas Tavares
por CarlosCareca Ter 23 Abr 2013 - 9:12

» Ruinas do Cassino e Parque do Saiqui em Canela
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 21:27

» Só Flores...
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 14:23

» Resumo do verão
por CarlosCareca Dom 17 Mar 2013 - 1:33

» Só esportes
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:02

» Só Panning
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:00

» Picada Café em um Click
por Juliano Dias Dom 10 Mar 2013 - 22:19

» Cavalgada 2013 - Praia da Ancora(Arroio do Sal - RS)
por CarlosCareca Qui 7 Mar 2013 - 10:07

SINOS Foto Clube web site
Visite nosso site
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Previsão do Tempo
Fale com o SFC

Clique aqui para falar com o SFC, se apresentar, solicitar informações sobre como ingressar no clube, etc.

Processamento em RAW

+2
Fernando Nunes
Daniel A.Donaduzzi
6 participantes

Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Processamento em RAW

Mensagem por Daniel A.Donaduzzi Ter 23 Jun 2009 - 9:58

Esta vai em interesse próprio, mas tenho certeza que não sou só eu que gostaria de saber.

Como já comentei, não costumo fotografar em RAW. Na verdade nunca fotografei. Uma pelo espaço extra que ocupará no cartão da máquina, que não é dois maiores. Outra por receio de não saber o que fazer com estes arquivos depois de baixados...

Gostaria então, de solicitar em meu nome e de outros que eu sei não costumam usar raw, que os experts do SFC nos explicassem a rotina e as vantagens de trabalhar com este formato de arquivo. Qual é o fluxo de trabalho? Usa algum programa específico, plugin PS, ou outra coisa para tratar ? Em que momento usa-se raw e a partir de quando usa-se jpg ?

Indo mais além... para HDR a partir de raw, com extrai-se as 3 ou mais imagens com exposição diferente de um único arquivo ??
Daniel A.Donaduzzi
Daniel A.Donaduzzi
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2693
Idade : 57
Localização : Sapiranga, RS
Faz o que da vida : Analista de Sistemas
CISFC: : ***
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickriver.com/photos/dannbrazil/

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por Fernando Nunes Ter 23 Jun 2009 - 10:16

Buenos, apesar de não me considerar um dos expertos, mas eu só fotografo em RAW (exceto no último domingo que fiz em JPEG). As vantagens:

a) Ele é mais fiel, tanto em cores quanto em qualidades;
b) Se o cidadão "não-esperto" cagar fora do pinico na hora de fotografar (fotometrar) tem maiores condições de arrumar a imagem depois;
c) É a garantia de que a imagem foi realmente tu quem fez, é o que chamam de negativo digital;
d) pode aumentar a qualidade da imagem, se não me engano, interpolando, ou seja, consegue transformar um arquivo de 6MB em até 12MB.

Desvantagens:

a) É bem mais pesado; ocupa o triplo quase do espaço do que a imagem em jpeg;
b) ocupa mais cartão.

Como eu faço para processar:

No picasa para transformar em JPEG, quando não tratado desde o início do processo, e depois Photoshop.
Fernando Nunes
Fernando Nunes
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2972
Idade : 45
Localização : São Leopoldo
Faz o que da vida : Administrador de Empresas
CISFC: : *
Data de inscrição : 30/04/2009

http://www.automobilismoemfoco.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por Lise Pereira Ter 23 Jun 2009 - 10:19

Dann...

Para HDR, geralmente, uso uma unica imagem em RAW, acerto as exposições que quero e salvo em tiff. Depois, faço o processo pelo Photomatix. O processo com três fotos de exposições diferentes exige o uso de tripé ou velocidades muito altas, e não tenho muita paciência para isso. Nas cameras da canon existe a possibilidade de ajustra as exposições para a sequência de fotos.
Para quem edita as fotos, o RAW é de extrema importância, pois nos fornece uma imagem pura, sem compressões que prejudicam na hora de dar uma passadinha pelo PS. Para isso, o plugin Camera RAW é essencial. Raramente uso jpeg, o que não foi o caso das fotos do motocross, pois estava com apenas 2 cartões de 2GB cada e conseguiria no máximo 400 fotos em RAW. Com o jpeg junto, trouxe 723 para casa.

Esse LINK é interessante para quem quer entender um pouquinho mais de RAW.

Espero ter ajudado!
Lise Pereira
Lise Pereira
Admin
Admin

Feminino Número de Mensagens : 2503
Idade : 44
Localização : São Leopoldo- RS
Faz o que da vida : Bancária
CISFC: : **********
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.lisepereira.fot.br

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por fletcher Ter 23 Jun 2009 - 10:28

Bom, o RAW de desvantagem so tem o tamanho do arquivo e o pós extra que precisa pra gerar o JPG, no resto so alegria!

O Work Flow do RAW eu faço tudo com o Lightroom, desde a importação do arquivo do cartão, organização por Tags, Copyright, o tratamento da imagem e a exportação do JPG. O bom do Lightroom, que ele mostra as miniaturas do RAW, no Windows explorer vc não consegue ver as miniaturas, dai fica ruim para achar alguma foto.

Para abrir o RAW no photoshop, vc precisa instalar o Adobe Camera Raw, que pode ser baixado direto do site da Adobe.

Com o RAW, tu consegue recuperar bem melhor as altas e baixas luzes, ajustar o WB e cores, e tbm tem uma imagem sem nenhum processamento da câmera, pelo menos na teoria. Geralmente as fotos em RAW tem uma melhor definição tbm.
fletcher
fletcher
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 1168
Idade : 35
Localização : Campo Bom - RS
Faz o que da vida : Fotografo/Editor de Imagens
CISFC: : *****
Data de inscrição : 22/04/2009

http://www.gabrielamaral.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por fletcher Ter 23 Jun 2009 - 11:08

Aqui nesse link tem bastante coisa de raw

http://123rawfotos.wordpress.com/
fletcher
fletcher
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 1168
Idade : 35
Localização : Campo Bom - RS
Faz o que da vida : Fotografo/Editor de Imagens
CISFC: : *****
Data de inscrição : 22/04/2009

http://www.gabrielamaral.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por Daniel A.Donaduzzi Ter 23 Jun 2009 - 11:24

Lise Pereira escreveu:Dann...

Para HDR, geralmente, uso uma unica imagem em RAW, acerto as exposições que quero e salvo em tiff. Depois, faço o processo pelo Photomatix. O processo com três fotos de exposições diferentes exige o uso de tripé ou velocidades muito altas, e não tenho muita paciência para isso.
Sei, mas salvas 3 tiffs ? um para cada exposição ? É isto ?
Lise Pereira escreveu:Nas cameras da canon existe a possibilidade de ajustra as exposições para a sequência de fotos.
Ok, isto tem nas Nikon tbem Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Até na minha antiga Sony H10 tinha... hehe
Lise Pereira escreveu:Para quem edita as fotos, o RAW é de extrema importância, pois nos fornece uma imagem pura, sem compressões que prejudicam na hora de dar uma passadinha pelo PS. Para isso, o plugin Camera RAW é essencial.
Neste caso usa-se diretamente o arquivo raw, dentro do PS? Só salva em JPG quando estiver tudo pronto ?
Lise Pereira escreveu:Esse LINK é interessante para quem quer entender um pouquinho mais de RAW.
Espero ter ajudado!
Muito bom o link, ajudou sim.
Daniel A.Donaduzzi
Daniel A.Donaduzzi
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2693
Idade : 57
Localização : Sapiranga, RS
Faz o que da vida : Analista de Sistemas
CISFC: : ***
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickriver.com/photos/dannbrazil/

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por Daniel A.Donaduzzi Ter 23 Jun 2009 - 11:26

Fletcher escreveu:Aqui nesse link tem bastante coisa de raw

http://123rawfotos.wordpress.com/
Também muito bom, valeu Gabriel e Fernando.
Daniel A.Donaduzzi
Daniel A.Donaduzzi
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2693
Idade : 57
Localização : Sapiranga, RS
Faz o que da vida : Analista de Sistemas
CISFC: : ***
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickriver.com/photos/dannbrazil/

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por Lise Pereira Ter 23 Jun 2009 - 11:29

Daniel A.Donaduzzi escreveu:
Lise Pereira escreveu:Dann...

Para HDR, geralmente, uso uma unica imagem em RAW, acerto as exposições que quero e salvo em tiff. Depois, faço o processo pelo Photomatix. O processo com três fotos de exposições diferentes exige o uso de tripé ou velocidades muito altas, e não tenho muita paciência para isso.
Sei, mas salvas 3 tiffs ? um para cada exposição ? É isto ?
Lise Pereira escreveu:Nas cameras da canon existe a possibilidade de ajustra as exposições para a sequência de fotos.
Ok, isto tem nas Nikon tbem Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Até na minha antiga Sony H10 tinha... hehe
Lise Pereira escreveu:Para quem edita as fotos, o RAW é de extrema importância, pois nos fornece uma imagem pura, sem compressões que prejudicam na hora de dar uma passadinha pelo PS. Para isso, o plugin Camera RAW é essencial.
Neste caso usa-se diretamente o arquivo raw, dentro do PS? Só salva em JPG quando estiver tudo pronto ?
Lise Pereira escreveu:Esse LINK é interessante para quem quer entender um pouquinho mais de RAW.
Espero ter ajudado!
Muito bom o link, ajudou sim.

3 tiffs, uma para cada exposição...

Salvo os arquivos em psd quando prontos, no tamanho original. Só depois redimensiono e salvo para web os thumbs (jpg). E haja HD! Fico com a imagem pura (RAW), a editada (psd) e o thumb (jpg). Dá-lhe backup!
Lise Pereira
Lise Pereira
Admin
Admin

Feminino Número de Mensagens : 2503
Idade : 44
Localização : São Leopoldo- RS
Faz o que da vida : Bancária
CISFC: : **********
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.lisepereira.fot.br

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por fletcher Ter 23 Jun 2009 - 11:37

Lise Pereira escreveu:
Daniel A.Donaduzzi escreveu:
Lise Pereira escreveu:Dann...

Para HDR, geralmente, uso uma unica imagem em RAW, acerto as exposições que quero e salvo em tiff. Depois, faço o processo pelo Photomatix. O processo com três fotos de exposições diferentes exige o uso de tripé ou velocidades muito altas, e não tenho muita paciência para isso.
Sei, mas salvas 3 tiffs ? um para cada exposição ? É isto ?
Lise Pereira escreveu:Nas cameras da canon existe a possibilidade de ajustra as exposições para a sequência de fotos.
Ok, isto tem nas Nikon tbem Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Até na minha antiga Sony H10 tinha... hehe
Lise Pereira escreveu:Para quem edita as fotos, o RAW é de extrema importância, pois nos fornece uma imagem pura, sem compressões que prejudicam na hora de dar uma passadinha pelo PS. Para isso, o plugin Camera RAW é essencial.
Neste caso usa-se diretamente o arquivo raw, dentro do PS? Só salva em JPG quando estiver tudo pronto ?
Lise Pereira escreveu:Esse LINK é interessante para quem quer entender um pouquinho mais de RAW.
Espero ter ajudado!
Muito bom o link, ajudou sim.

3 tiffs, uma para cada exposição...

Salvo os arquivos em psd quando prontos, no tamanho original. Só depois redimensiono e salvo para web os thumbs (jpg). E haja HD! Fico com a imagem pura (RAW), a editada (psd) e o thumb (jpg). Dá-lhe backup!

Isso é outra vantagem do Lightroom, ele salva um arquivo de edição, pequeno, e não é uma edição destrutiva, então vc sempre tem o arquivo original sem ocupar muito HD Very Happy
fletcher
fletcher
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 1168
Idade : 35
Localização : Campo Bom - RS
Faz o que da vida : Fotografo/Editor de Imagens
CISFC: : *****
Data de inscrição : 22/04/2009

http://www.gabrielamaral.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por Daniel A.Donaduzzi Seg 29 Jun 2009 - 8:16

Fletcher escreveu:O Work Flow do RAW eu faço tudo com o Lightroom, desde a importação do arquivo do cartão, organização por Tags, Copyright, o tratamento da imagem e a exportação do JPG. O bom do Lightroom, que ele mostra as miniaturas do RAW, no Windows explorer vc não consegue ver as miniaturas, dai fica ruim para achar alguma foto.

Para abrir o RAW no photoshop, vc precisa instalar o Adobe Camera Raw, que pode ser baixado direto do site da Adobe.
Baixei e instalei o camera raw pra Nikon. (No site da Nikon, não da Adobe. Tem diferença?) Não sei se porque é a versão mais recente, mas, diferente do que o Gabriel escreveu, no explorer eu consigo ver as miniaturas dos arquivos .NEF, e também no Picasa. No picasa, a única coisa diferente é que, ao modificar algo (como cortar) uma imagem, ao salvar, ele salva como cópia, em jpg.

Uma dúvida que surgiu: Ao abrir, no PS uma imagem raw (NEF), abre-se uma outra janela, do camera raw. Nesta janela temos condições de mudar vários aspectos da foto, como exposição, balanço de branco, saturação, etc. Após os ajustes aqui, temos que clicar em Open Image. Daí sim, a imagem é aberta no PS.

A dúvida é a seguinte: no momento que ele abre no PS eu continuo tendo condições de obter as informações completas da imagem? O PS consegue tratar este tipo de informação adicional existente nos RAW ? Ou, perguntando diferente, devo usar a janela do Camera Raw para fazer os ajustes necessários ANTES de abri-las no PS , ou tanto faz onde eu fizer os ajustes ??
Daniel A.Donaduzzi
Daniel A.Donaduzzi
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2693
Idade : 57
Localização : Sapiranga, RS
Faz o que da vida : Analista de Sistemas
CISFC: : ***
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickriver.com/photos/dannbrazil/

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por Lise Pereira Seg 29 Jun 2009 - 9:31

Faz no Camera Raw, depois faz mais alguma coisa (se precisar ou quiser) no PS.
Lise Pereira
Lise Pereira
Admin
Admin

Feminino Número de Mensagens : 2503
Idade : 44
Localização : São Leopoldo- RS
Faz o que da vida : Bancária
CISFC: : **********
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.lisepereira.fot.br

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por Edu Rickes Seg 29 Jun 2009 - 20:50

Gostei do tópico! Andei fazendo umas fotos em RAW e não entendia porque o PS não aceitava estes arquivos...
Abração amigos!
Edu Rickes
Edu Rickes
Caladão
Caladão

Masculino Número de Mensagens : 59
Idade : 48
Localização : Porto Alegre
Faz o que da vida : Fotógrafo
Data de inscrição : 31/05/2009

http://www.edurickesfotografia.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por Daniel A.Donaduzzi Ter 30 Jun 2009 - 17:54

Lise Pereira escreveu:Dann...

Para HDR, geralmente, uso uma unica imagem em RAW, acerto as exposições que quero e salvo em tiff. Depois, faço o processo pelo Photomatix. O processo com três fotos de exposições diferentes exige o uso de tripé ou velocidades muito altas, e não tenho muita paciência para isso.
Daniel A.Donaduzzi escreveu:Sei, mas salvas 3 tiffs ? um para cada exposição ? É isto ?

3 tiffs, uma para cada exposição...

Salvo os arquivos em psd quando prontos, no tamanho original. Só depois redimensiono e salvo para web os thumbs (jpg). E haja HD! Fico com a imagem pura (RAW), a editada (psd) e o thumb (jpg). Dá-lhe backup!

Lise e demais: achei uma outra forma de fazer o HDR no Photomatx a partir do Raw, sem ter que gerar os três arquivos TIFF. Se você abrir um arquivo raw direto pelo File/Open, sem usar o botão Generate HDR, ele já extrai tudo o que é necessário para gerar o HDR. O manual do Photomatix diz que isto é um pseudo HDR, mas...
Manual do Photomatix escreveu:Photomatix Pro allows you to create a 32-bit HDR image from a single RAW file. To do this, open one RAW file using File >Open, and Photomatix will convert it into a pseudo-HDR image. It is important to note, though, that an image created with a single RAW file cannot really be considered High Dynamic Range. The important characteristic of this pseudo-HDR image is that it is unprocessed. Its dynamic range is not much larger than the range of an already converted file.
Daniel A.Donaduzzi
Daniel A.Donaduzzi
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2693
Idade : 57
Localização : Sapiranga, RS
Faz o que da vida : Analista de Sistemas
CISFC: : ***
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickriver.com/photos/dannbrazil/

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por fletcher Ter 30 Jun 2009 - 19:22

Dann, ele deve fazer o mesmo esquema que vc faz usando qualquer programa de edição, deve, a partir do RAW, gerar uma foto com EV 0, uma EV maior, e outra com EV menor. Devem chamar de pseudo HDR, pq o HDR verdadeiro mesmo, o certo é fazer as 3 fotos no momento da captura.
fletcher
fletcher
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 1168
Idade : 35
Localização : Campo Bom - RS
Faz o que da vida : Fotografo/Editor de Imagens
CISFC: : *****
Data de inscrição : 22/04/2009

http://www.gabrielamaral.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por Daniel A.Donaduzzi Ter 30 Jun 2009 - 19:58

sim, mas se é isto, poupa um bom tempo, não ?
Daniel A.Donaduzzi
Daniel A.Donaduzzi
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2693
Idade : 57
Localização : Sapiranga, RS
Faz o que da vida : Analista de Sistemas
CISFC: : ***
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickriver.com/photos/dannbrazil/

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por fletcher Ter 30 Jun 2009 - 20:48

Daniel A.Donaduzzi escreveu:sim, mas se é isto, poupa um bom tempo, não ?

Ajuda, mas eu prefiro gerar os arquivos, pois tenho mais controle do que quero. Pois posso subexpor o raw em 2 pontos, e superexpor ele 1 ponto por exemplo, nesse modo do photomatrix não teria como fazer isso.
fletcher
fletcher
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 1168
Idade : 35
Localização : Campo Bom - RS
Faz o que da vida : Fotografo/Editor de Imagens
CISFC: : *****
Data de inscrição : 22/04/2009

http://www.gabrielamaral.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por VAL Qua 1 Jul 2009 - 10:19

Sleep Sleep
Ai,ai,aiaiaiaiaia....

Eu não manjo nada...
Preciso de alguém dando uma aula na prática.
Não adianta explicar através de textos e mais textos.... O raciocínio é muito lentinho, sabe!

Precisamos agendar um SFR com uma lista de dúvidas de cada um, notebook, cabos, tela na parede, etc etc

E cada um ensina, tira dúvidas, ... que tal?
_______ VAL
VAL
VAL
Caladão
Caladão

Feminino Número de Mensagens : 130
Idade : 58
Localização : POA/RS
Faz o que da vida : Servidora Estado
Data de inscrição : 22/04/2009

http://www.confoto.art.br/paralelo/valquiria.php

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por Daniel A.Donaduzzi Qua 1 Jul 2009 - 10:40

Tá previsto, só não tá agendado ainda.
Daniel A.Donaduzzi
Daniel A.Donaduzzi
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2693
Idade : 57
Localização : Sapiranga, RS
Faz o que da vida : Analista de Sistemas
CISFC: : ***
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickriver.com/photos/dannbrazil/

Ir para o topo Ir para baixo

Processamento em RAW Empty Re: Processamento em RAW

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos