Hora Certa
Últimos assuntos
» Excessos, sempre os excessospor Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 16:37
» Conhecendo as Missões
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 14:28
» Só Animais
por CarlosCareca Qua 28 maio 2014 - 15:34
» Só Preto e Branco...
por CarlosCareca Sex 10 Jan 2014 - 22:22
» Só paisagens
por CarlosCareca Qui 17 Out 2013 - 15:13
» Só pôr do sol
por CarlosCareca Ter 27 Ago 2013 - 9:00
» Onde o Corpo pagou e a Alma penou
por CarlosCareca Dom 21 Jul 2013 - 22:13
» Lagoa Azul Lagoa dos Patos Mostardas Tavares
por CarlosCareca Ter 23 Abr 2013 - 9:12
» Ruinas do Cassino e Parque do Saiqui em Canela
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 21:27
» Só Flores...
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 14:23
» Resumo do verão
por CarlosCareca Dom 17 Mar 2013 - 1:33
» Só esportes
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:02
» Só Panning
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:00
» Picada Café em um Click
por Juliano Dias Dom 10 Mar 2013 - 22:19
» Cavalgada 2013 - Praia da Ancora(Arroio do Sal - RS)
por CarlosCareca Qui 7 Mar 2013 - 10:07
Procurar
Previsão do Tempo
Tópicos semelhantes
Fotografia: uma soma de escolhas
Página 1 de 1
Fotografia: uma soma de escolhas
Fotografia: uma soma de escolhas
Fonte: http://camaraobscur a.fot.br/ 2009/02/12/ fotografia- uma-soma- de-escolhas/
A fotografia, ao contrário de outras artes ou formas de expressão cujas obras podem ser criadas do zero, é basicamente um resultado de escolhas. Entretanto, parece que essas escolhas são de alguma forma obscuras e passam desapercebidas por quem vê fotografias e faz fotografias, levando a uma concepção errada do trabalho do fotógrafo, ora subvalorizando, ora supervalorizando o método e o fotógrafo.
Por vezes, atribuímos muito poder ao fotógrafo. Isso é especialmente comum entre outros fotógrafos. Ao não compreender exatamente o que faz foto ser boa ou pela necessidade de tornar o ato fotográfico simples em algo complexo, mas com pouca clareza sobre essa complexidade, é comum que se veja mais do que de fato foi feito. Fala-se em boas composições como se o fotógrafo tivesse montado uma paisagem a partir da sua cabeça. Fala-se de boas cores quando isso é um atributo do que é fotografado, e não mérito de quem fez a foto. Ou critica-se algo que existe na cena, como se o fotógrafo pudesse, com a força do pensamento, remover uma árvore, uma cara feia ou um olho fechado.
Por outro lado, geralmente as pessoas com pouco contato com a fotografia tendem a subvalorizar a atuação de quem faz as fotos. Atribuem à câmera ou à cena em si a beleza de uma foto, inconscientes do método empregado para conseguir uma boa foto, como a operação adequada da câmera, compreensão da luz e da técnica necessárias para se obter um determinado resultado.
O fato é que, para entender a fotografia é preciso saber do que ela é feita, e basicamente ela é feita de escolhas. Essas escolhas, por sua vez, são divididas em dois grandes grupos: as que são feitas antes e as que são feitas depois que a foto é tirada. Ironicamente, o que as pessoas tendem a valorizar mais é o momento mágico, em que o obturador é disparado, quando na verdade ele é o ponto mais inócuo desse processo, já que não se faz absolutamente nada a não ser esperar durante essa fração de segundo.. O que vai determinar o resultado é a soma de tudo que foi feito ate ali e o que será feito a partir da captura.
Algumas escolhas que o fotógrafo tem antes do momento da captura:
Assunto: é fundamental decidir o que será fotografado, qual é o conteúdo básico da foto.
Equipamento: o tipo de câmera, de lente ou de filme influenciará diretamente o resultado final.
Luz: não existe luz ruim, mas é preciso entender como cada tipo de luz funciona para que se possa utilizá-la adequadamente para o resultado desejado.
Operação da câmera: os ajustes de velocidade, abertura e foco também precisam estar em consonância com o que se pretende fazer.
Composição: o posicionamento da câmera, o enquadramento e o corte são fundamentais pois determinarão o que estará ou não no quadro; é quase como decidir o que existe ou não no campo da fotografia.
Depois que o disparador foi pressionado, ainda restam inúmeras escolhas para o autor. Seguem algumas:
Pós-processamento: a foto será tratada num editor de imagens? Em caso positivo, quais serão as diretrizes que nortearão esse tratamento?
Montagens, combinações e séries: as fotos podem ser combinadas umas com as outras ou podem compor uma série. Ver várias fotos é diferente de ver apenas uma, e saber como organizá-las a fim de direcionar a percepção do observador é fundamental.
Impressão: a foto permanecerá no computador ou irá para o papel? Será revelada em processo fotográfico ou impressão por jato de tinta? Quais as características que terá enquanto objeto físico?
Publicação e exibição: quem verá as fotos? Serão veiculadas na internet, em livros, emolduradas? A forma de transmissão pode ter um peso tão grande quanto o próprio conteúdo da imagem.
A fotografia é um processo amplo, em que o apertar o botão é a parte menos importante. É fundamental notar também que a questão técnica de operação da câmera, que é tida pelos livros e cursos de fotografia como o aspecto fundamental, é apenas mais um detalhe na lista de possibilidades. Para fazer boas fotos e para ter uma produção coerente e de qualidade, não se deve supervalorizar apenas um aspecto dos listados acima. É preciso ver a fotografia como a soma todos esses fatores e entender como cada um deles interfere no resultado final.
Fonte: http://camaraobscur a.fot.br/ 2009/02/12/ fotografia- uma-soma- de-escolhas/
A fotografia, ao contrário de outras artes ou formas de expressão cujas obras podem ser criadas do zero, é basicamente um resultado de escolhas. Entretanto, parece que essas escolhas são de alguma forma obscuras e passam desapercebidas por quem vê fotografias e faz fotografias, levando a uma concepção errada do trabalho do fotógrafo, ora subvalorizando, ora supervalorizando o método e o fotógrafo.
Por vezes, atribuímos muito poder ao fotógrafo. Isso é especialmente comum entre outros fotógrafos. Ao não compreender exatamente o que faz foto ser boa ou pela necessidade de tornar o ato fotográfico simples em algo complexo, mas com pouca clareza sobre essa complexidade, é comum que se veja mais do que de fato foi feito. Fala-se em boas composições como se o fotógrafo tivesse montado uma paisagem a partir da sua cabeça. Fala-se de boas cores quando isso é um atributo do que é fotografado, e não mérito de quem fez a foto. Ou critica-se algo que existe na cena, como se o fotógrafo pudesse, com a força do pensamento, remover uma árvore, uma cara feia ou um olho fechado.
Por outro lado, geralmente as pessoas com pouco contato com a fotografia tendem a subvalorizar a atuação de quem faz as fotos. Atribuem à câmera ou à cena em si a beleza de uma foto, inconscientes do método empregado para conseguir uma boa foto, como a operação adequada da câmera, compreensão da luz e da técnica necessárias para se obter um determinado resultado.
O fato é que, para entender a fotografia é preciso saber do que ela é feita, e basicamente ela é feita de escolhas. Essas escolhas, por sua vez, são divididas em dois grandes grupos: as que são feitas antes e as que são feitas depois que a foto é tirada. Ironicamente, o que as pessoas tendem a valorizar mais é o momento mágico, em que o obturador é disparado, quando na verdade ele é o ponto mais inócuo desse processo, já que não se faz absolutamente nada a não ser esperar durante essa fração de segundo.. O que vai determinar o resultado é a soma de tudo que foi feito ate ali e o que será feito a partir da captura.
Algumas escolhas que o fotógrafo tem antes do momento da captura:
Assunto: é fundamental decidir o que será fotografado, qual é o conteúdo básico da foto.
Equipamento: o tipo de câmera, de lente ou de filme influenciará diretamente o resultado final.
Luz: não existe luz ruim, mas é preciso entender como cada tipo de luz funciona para que se possa utilizá-la adequadamente para o resultado desejado.
Operação da câmera: os ajustes de velocidade, abertura e foco também precisam estar em consonância com o que se pretende fazer.
Composição: o posicionamento da câmera, o enquadramento e o corte são fundamentais pois determinarão o que estará ou não no quadro; é quase como decidir o que existe ou não no campo da fotografia.
Depois que o disparador foi pressionado, ainda restam inúmeras escolhas para o autor. Seguem algumas:
Pós-processamento: a foto será tratada num editor de imagens? Em caso positivo, quais serão as diretrizes que nortearão esse tratamento?
Montagens, combinações e séries: as fotos podem ser combinadas umas com as outras ou podem compor uma série. Ver várias fotos é diferente de ver apenas uma, e saber como organizá-las a fim de direcionar a percepção do observador é fundamental.
Impressão: a foto permanecerá no computador ou irá para o papel? Será revelada em processo fotográfico ou impressão por jato de tinta? Quais as características que terá enquanto objeto físico?
Publicação e exibição: quem verá as fotos? Serão veiculadas na internet, em livros, emolduradas? A forma de transmissão pode ter um peso tão grande quanto o próprio conteúdo da imagem.
A fotografia é um processo amplo, em que o apertar o botão é a parte menos importante. É fundamental notar também que a questão técnica de operação da câmera, que é tida pelos livros e cursos de fotografia como o aspecto fundamental, é apenas mais um detalhe na lista de possibilidades. Para fazer boas fotos e para ter uma produção coerente e de qualidade, não se deve supervalorizar apenas um aspecto dos listados acima. É preciso ver a fotografia como a soma todos esses fatores e entender como cada um deles interfere no resultado final.
Convidad- Convidado
Re: Fotografia: uma soma de escolhas
Autor: Rodrigo F. Pereira http://www.flickr.com/photos/rfpereira/
Convidad- Convidado
"v
Concordo com boa parte do texto, mas achei equivocado em outros:
"Fala-se em boas composições como se o fotógrafo tivesse montado uma paisagem a partir da sua cabeça."
A paisagem pode não ter sido criada pelo fotógrafo, mas ela precisa ser "enxergada" fotograficamente.
Uma mesma paisagem pode ser desinteressante ou fantástica, dependendo do olhar do fotógrafo.
"Fala-se de boas cores quando isso é um atributo do que é fotografado, e não mérito de quem fez a foto."
Nem sempre essas cores vão se comportar da maneira adequada na foto.
"Ou critica-se algo que existe na cena, como se o fotógrafo pudesse, com a força do pensamento, remover uma árvore, uma cara feia ou um olho fechado."
Isso eu concordo plenamente. Certas coisas são inerentes a paisagem. Fotografia não é pintura, afinal
"Fala-se em boas composições como se o fotógrafo tivesse montado uma paisagem a partir da sua cabeça."
A paisagem pode não ter sido criada pelo fotógrafo, mas ela precisa ser "enxergada" fotograficamente.
Uma mesma paisagem pode ser desinteressante ou fantástica, dependendo do olhar do fotógrafo.
"Fala-se de boas cores quando isso é um atributo do que é fotografado, e não mérito de quem fez a foto."
Nem sempre essas cores vão se comportar da maneira adequada na foto.
"Ou critica-se algo que existe na cena, como se o fotógrafo pudesse, com a força do pensamento, remover uma árvore, uma cara feia ou um olho fechado."
Isso eu concordo plenamente. Certas coisas são inerentes a paisagem. Fotografia não é pintura, afinal
Convidad- Convidado
Re: Fotografia: uma soma de escolhas
Jorge Jr escreveu:
"Ou critica-se algo que existe na cena, como se o fotógrafo pudesse, com a força do pensamento, remover uma árvore, uma cara feia ou um olho fechado."
Isso eu concordo plenamente. Certas coisas são inerentes a paisagem. Fotografia não é pintura, afinal
Também concordo. É como já andei 'reclamando' por aí, de certos comentários defeituando a foto em coisas impossíveis de não terem sido registradas como foram...
E colo aqui meu comentário no site:
Realmente não é o fotógrafo quem cria a paisegem. Mas ele que escolhe a interpretação dada a ela, e isto é oque fará toda a diferença na foto. A composição é do fotógrafo: a posição da câmera, o angulo (distancia focal) escolhido fazem toda diferença. Assim como a profundidade de campo escolhida, a temperatura de cor, etc.
Convidad- Convidado
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|