Sinos Foto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hora Certa
Últimos assuntos
» Excessos, sempre os excessos
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 16:37

» Conhecendo as Missões
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 14:28

» Só Animais
por CarlosCareca Qua 28 maio 2014 - 15:34

» Só Preto e Branco...
por CarlosCareca Sex 10 Jan 2014 - 22:22

» Só paisagens
por CarlosCareca Qui 17 Out 2013 - 15:13

» Só pôr do sol
por CarlosCareca Ter 27 Ago 2013 - 9:00

» Onde o Corpo pagou e a Alma penou
por CarlosCareca Dom 21 Jul 2013 - 22:13

» Lagoa Azul Lagoa dos Patos Mostardas Tavares
por CarlosCareca Ter 23 Abr 2013 - 9:12

» Ruinas do Cassino e Parque do Saiqui em Canela
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 21:27

» Só Flores...
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 14:23

» Resumo do verão
por CarlosCareca Dom 17 Mar 2013 - 1:33

» Só esportes
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:02

» Só Panning
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:00

» Picada Café em um Click
por Juliano Dias Dom 10 Mar 2013 - 22:19

» Cavalgada 2013 - Praia da Ancora(Arroio do Sal - RS)
por CarlosCareca Qui 7 Mar 2013 - 10:07

SINOS Foto Clube web site
Visite nosso site
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Previsão do Tempo
Fale com o SFC

Clique aqui para falar com o SFC, se apresentar, solicitar informações sobre como ingressar no clube, etc.

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

3 participantes

Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Sex 13 Mar 2009 - 12:16

(Ivan de Almeida)

Mensagem-resposta em um fórum onde um iniciante queria saber qual "câmera profissional" deveria comprar.

Uma das coisas que mais me espanta é a quantidade de gente que quer comprar uma "câmera profissional".

Vou falar a verdade: NÃO EXISTEM CÂMERAS PROFISSIONAIS, havendo, no máximo, câmeras projetadas para uso profissional.

Mas a fotografia feita por elas é EXATAMENTE igual à fotografia feita por outra cãmera não projetada para uso profissional, desde que equipada com as mesmas lentes e com a mesma regulagem.

Acho extremamente engraçado isso da pessoa dizer que nada sabe de regulagens de câmeras e quer comprar uma "câmera profissional".

Fico pensando também em toda a fotografia de excelente qualidade feita no mundo com câmeras que os fotógrafos de hoje reputam insuficientes.

Uma câmera fotográfica tem apenas 4 verdadeiras regulagens possíveis:

Abertura
Velocidade
Foco


Isto é o básico.

Quando usam lente variáveis têm também a regulagem da distância focal (zoom).

Só.

Isso é o interessante da fotografia... Só isso, e no entanto ser tão cheia de mistérios.

O resto... Prioridades, automatismos, centenas de disparos por segundo, etc, isso é apenas perfumaria, e quanto mais atenção a pessoa prestar nessas perfumarias mais se afastará da essência, e é na essência que está de fato a diferença.

Os fotógrafos hoje são flash-dependentes. A luz do ambiente, não sabem aproveitar, e iluminam tudo com flash. Por outro lado, os flahs são TTLs, "pensam" pelo fotógrafo.

Outro dia eu fui numa loja de fotografia e estava o vendedor conversando com um fotógrafo maluco sobre isso: que os fotógrafos hoje usam flashs que se comunicam com a câmera, se autoregulam, e se acham os reis da cocada preta quando quem faz tudo é a câmera e as fotos ficam todas com a mesma cara (afinal, o verdadeiro fotógrafo é o engenheiro da Canon ou Nikon).

A
Nikon é pior ainda, pois tem a tal fotometria Matrix que seus proprietários adoram louvar. Gente, fotometria é das mais fundamentais opções da fotografia! Como é que alguém pode gostar de um sistema que pensa isso para você? Isso é loucura! É o mesmo que o cara achar que gosta de vinho e tomar suco de uva.

É preciso ter certa coragem para dizer: a fotografia atual é incrivelemente padronizada, pois os fotógrafos (evidentemente não todos) perderam a ligação com a essência da fotografia mesma e usam suas máquinas no P ou no AP ou SP e acham que estão fotografando mesmo. Soma-se isso a um equipamento digital regulado de fábirca para desempenhos médios e fica tudo muito parecido. O cara fotografa com Provia e diz "lindos tons frios!". Não são tons naturais, são frios e interessantes e ele louva isso. O cara fotografa com digital e diz: "bem, as cores estão naturais!" e essa é sua qualidade.

O que é isso? É o abandono da idéia de ser a expressão algo que necessariamente foge ao normal. Há uma idéia de normalidade irritante e banalizadora que perpassa tudo. Tudo tem de ser anódino, sem ruído, sem cores falsas, iluminado por flash, sem sombras profundas. Se tem uma sombrinha lê-se comentários de "você deveria ter feito um fill-flash"". Caramba. Isso é chato prá caramba, isso é desinteressante, isso é sem graça, isso é quase uma fotografia robótica. Aliás, é robótica.

Antes não se concebia fotografia sem expressão. Hoje qualquer coisa fotografada sem graça é "incrível!". Não é incrível coisa nenhuma!

Confesso que estou cansado. Cansado de ver banalidades e louvações às banalidades. Cansado e desanimado, pois as louvações às banalidades reforçam essa atitude e ela se repete e vira modelo para os que começam, e tudo fica igual, parecido, sem variação.

Todos querem uma "câmera profissional". Como se no balcão de uma loja se comprasse saber fotografar. É claro que é mais rápido comprar que aprender. É mais caro aprender que comprar, pois aprender se paga na única moeda verdadeira que há: tempo de vida e experiência. Comprar se paga em moeda podre chamada dinheiro.

Bem, já dei motivos para muitos brigarem comigo. Desculpem-me, mas ler pela undécima vez alguém querendo uma câmera profissinal esgotou-me a paciência.


=====================

Texto do colega Ivan de Almeida, originalmente publicado aqui:
http://ivandealmeida.multiply.com

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Sex 13 Mar 2009 - 12:50

Excelente texto...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Sex 13 Mar 2009 - 12:59

legal o texto Xiru, obrigada por compartilhar!

Juliana

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Sex 13 Mar 2009 - 13:07

"Confesso que estou cansado. Cansado de ver banalidades e louvações às banalidades. Cansado e desanimado, pois as louvações às banalidades reforçam essa atitude e ela se repete e vira modelo para os que começam, e tudo fica igual, parecido, sem variação."

um grande [2]

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Gisa Sauer Sex 13 Mar 2009 - 15:53

Muito boa mesmo!
Acredito que com vocês já tenha acontecido a seguinte situação: estava eu no Rodeio em Campo Bom semana passada "batendo umas chapas", como vocês dizem, quando sou parada por uma menina.
Ela pergunta: quanto custa a foto?
Respondo: não tiro fotos profissionais, é só hobby
momento de silêncio...
Ela pergunta: mas com esta baita máquina? Deveria fazer fotos pra vender!
Eu sorri e segui andando...

Concordo plenamente com o texto, Xirú: não é a máquina que faz o fotógrafo!
Se fosse assim qualquer criatura míope (com todo respeito) tiraria fotos excelentes!!
No Foco Blog da Zero Hora a gente vê vários exemplos de fotos magnifícas tiradas de celular....

pra quem ainda não passou por lá: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tp=&section=Blogs&blog=608&tipo=1&coldir=1&topo=3951.dwt

Best!
Gisa Sauer
Gisa Sauer
Caladão
Caladão

Feminino Número de Mensagens : 111
Idade : 43
Localização : Novo Hamburgo
Faz o que da vida : professora de inglês
Data de inscrição : 05/03/2009

http://www.flickr.com/photos/gisa_sauer

Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Fay Sex 13 Mar 2009 - 17:24

Ééééé, muito bom, muito bom!!

Tá muito fácil ser "profissional" hoje em dia!
Fay
Fay
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 625
Idade : 44
Localização : Porto Alegre, RS - Brasil
Faz o que da vida : Logística Internacional - Freight Forwarding
CISFC: : *****
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickr.com/photos/fhickenbick

Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Lise Pereira Sex 13 Mar 2009 - 17:53

O que é isso? É o abandono da idéia de ser a expressão algo que necessariamente foge ao normal. Há uma idéia de normalidade irritante e banalizadora que perpassa tudo. Tudo tem de ser anódino, sem ruído, sem cores falsas, iluminado por flash, sem sombras profundas. Se tem uma sombrinha lê-se comentários de "você deveria ter feito um fill-flash"". Caramba. Isso é chato prá caramba, isso é desinteressante, isso é sem graça, isso é quase uma fotografia robótica. Aliás, é robótica.

_______________________________________________________

Confesso que estou cansado. Cansado de ver banalidades e louvações às banalidades. Cansado e desanimado, pois as louvações às banalidades reforçam essa atitude e ela se repete e vira modelo para os que começam, e tudo fica igual, parecido, sem variação.


Isso é exatamente o que ando pensando, e muito, ultimamente...
Lise Pereira
Lise Pereira
Admin
Admin

Feminino Número de Mensagens : 2503
Idade : 44
Localização : São Leopoldo- RS
Faz o que da vida : Bancária
CISFC: : **********
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.lisepereira.fot.br

Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Sex 13 Mar 2009 - 18:22

Lise Pereira escreveu:O que é isso? É o abandono da idéia de ser a expressão algo que necessariamente foge ao normal. Há uma idéia de normalidade irritante e banalizadora que perpassa tudo. Tudo tem de ser anódino, sem ruído, sem cores falsas, iluminado por flash, sem sombras profundas. Se tem uma sombrinha lê-se comentários de "você deveria ter feito um fill-flash"". Caramba. Isso é chato prá caramba, isso é desinteressante, isso é sem graça, isso é quase uma fotografia robótica. Aliás, é robótica.

_______________________________________________________

Confesso que estou cansado. Cansado de ver banalidades e louvações às banalidades. Cansado e desanimado, pois as louvações às banalidades reforçam essa atitude e ela se repete e vira modelo para os que começam, e tudo fica igual, parecido, sem variação.


Isso é exatamente o que ando pensando, e muito, ultimamente...

Que bom!
É bom sempre pensarmosnisso.. tanto pras fotos alheias quanto pras nossas.

Por isso achei legal tu ter postado aquela foto do reflexo.
Aomesmo tempo que pareceu que faltava algum elemento a mais ali, e te sugeri isto, foi uma foto que muitas vezes deixamos de fazer, justamente por achar q falta algo. Mas ela por si só ja era bonita. Valeu a experimentação...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Sáb 14 Mar 2009 - 9:29

O Ivan é muito bom, o cara sabe provocar mesmo!
E olha, se eu ganhasse 1 real pra cada vez que alguém me perguntou qual câmera profissional comprar, eu estaria rico!
Ou o contrário, "eu quero comprar uma câmera, mas não uma profissional...".
Mas hoje, quem é da fotografia, tem que se acostumar com isso... esse tipo de situação e pergunta nunca vai deixar de ser feita!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Seg 16 Mar 2009 - 6:39

Bah reli o texto e preciso dizer mais uma vez que gostei mesmo.

Desde que troquei de camera, percebi que o olhar das pessoas muda se tu tem uma camera "maior" - ainda que a XSI com a 50mm que vive pendurada nela não seja nada gigante, o mais engraçado é eu saber que ainda não sei usar essa como sabia usar a Sonyzinha.

Também já passei pelas perguntas "de quanto custam as fotos", "qual camera comprar" e a pior delas: "já que tu entende de foto pode dar uma olhada na minha camera porque não estou me achando nela?" A tal camera que era pra eu olhar era uma tekpix. Shocked

Juliana

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Seg 16 Mar 2009 - 7:52

tekpix é foda... huahauh

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Seg 16 Mar 2009 - 16:49

Posto aqui e-mail recebido pelo Sr. Matzenbacher...

de rodrigo matzenbacher <rodrigomatz@gmail.com>
responder a sinos-fotoclube@googlegroups.com
para sinos-fotoclube@googlegroups.com
data 16 de março de 2009 16:36
assunto [Sinos Foto Clube] Quero comprar uma camara profissional?
lista de e-mails <sinos-fotoclube.googlegroups.com> Filtrar as mensagens dessa lista de e-mails
enviado por googlegroups.com
assinado por googlegroups.com
ocultar detalhes 16:36 (5 minutos atrás)

Responder


Bom pessoal o alemao apareceu de novo :-)
so aqui pelo email do fotoclub, nao voltei pra sao leo nao...
enfim a pergunta que nao quer calar

Quero comprar uma camara profissional, que voces me recomendam ou podem me aconselhar?

Adoraria que o ivan respondesse, uahuahuahauhauha
A pergunta vem ao caso de eu ter bizbilhotado no forum e nao lembro se tenho login, pois me deu vontade de responder sabem porque????

Porque eu tinha essa duvida a algum meses atraz, porem nao cai na ignorancia de fazer-la porque estudei o caso por minha conta e afinal me comprei uma D90 . porem tinha duvidas entre a D200, D100 e nao sabia bem o que fazer.

Banalidade, sim, vivimos em uma sociedade banal, onde a banalizacao do metal, a banalizacaum da escalada e inclusive da fotografia, publicidade e etc, estao ao nosso redor e nao tem como escapar.
Por isso minha resposta ao ivan por mais cuiudo em fotografia que seja seria que se SUICIDE
eh isso mesmo, ele nao tem o direito de responder de essa manera pois tem muito mais gente que nao sabe muito de fotografia, e tem vontade de evoluir.
Por isso entrei no grupo sinos fotoclube porque sempre usei camaras automaticas sem recursos manuais que OBVIAMENTE nao se utiliza para trabalhos profissionas assim sendo uma camara nao proffisional sem isso vem ao caso, uahuahauha
E tive a oportunidade de participar dos passeios do grupo com uma camara analogica toda manual, que vi realmente que tinha pelo menos algumas condicoes teoricas de poder fazer alguma foto que prestasse.
E quando volto pra argentina me saiu uma oportunidade de talvez comecar a trabalhar com fotografia de turismo e veio a minha nescessidade de COMPRAR UMA CAMARA PROFISSIONAL

Xiru se eu tivesse aeh e te encontrasse na rua te dava com a cuia de chimarrao na cabeca, uahuahuahauhauhau

Fiquei muito triste com todos que apoiaram o babaca do ivan, esse que nem me interessa quem eh e espero que ele nunca entre no forum de voces, me pareceu uma falta de respeito ao ser humano que nao nasceu sabendo. Perdeu toda a razao em todos os seus conceitos descritos por mais certos que fossem.

Revejam seu conceitos, nao se influenciem, e principalmente
NAO CAIAM NA BANALIDADE DA MAIORIA DOS FORUM EXISTENTES

Deixo um grande abraco a todos e esse findi eu e moni fissemos uma saida bem bacana e denovo lembramos e comentamos de voces com muito carinho.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Seg 16 Mar 2009 - 17:12

Bem, como parte da resposta se dirige a mim, colo meu email:

Rodrigo, quem é o profissional: o taxista ou o carro dele?

Quem é o profissional, o escalador ou as cordas dele?

As câmeras são básicas ou avançacas. Automáticas ou com recursos manuais.
Sebastião Salgado feria com uma compacta automática fotos melhores que as nossas com câmeras avançadas. Quem é profissional: o Salgado ou a compacta que ele usar?

No mundo todo não se diz "professional cameras". Só aqui.

O mérito duma foto seria da câmera, se ela fosse profissional. Mas o mérito é meu. Eu que estudei, aprendi, pensei um monte e criei. A camera não passa de um instrumento.

Nunca vi alguém chamar uma Fender de "guitarra profissional". Tampouco uma BMW.


Se agora tu quer trabalhar, pode trabahar com uma copacta, confie em mim. A menos que teus clientes sejam bastante exigentes e conhecedores de fotografia.
Se quer uma camera melhor, não procure uma 'profissional', porque nenhuma vai fazer o trabalho por ti. Procure uma reflex, ou uma compacta com controles manuais. E isto vai ser só o começo, porque temque aprender bastante pra tirar de uma "camera profissional" fotos melhores que de uma compacta.

Profissional por profissional, a D90 está longe de ser uma "profissional", assim como a D50 que eu usei 90% da minha vida 'profissional'. Tampouco as lentes que vêm no kit delas.

PS: antes de dar com a cuia na minha cabeça, deixe eu beber.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Seg 16 Mar 2009 - 17:18

essaaaaa ta bom xiru deixo tu beber antes, ate porque fica mais leve e nao quero te machucar muito eh so pra bobear mesmo, auhauhauhauhuaha

completamente certo em todos conceitos e eh justamente isso que o babaca como eu nao sabia , que a D90 D80 D70 sao semi professionais, uahuahuahauhauah
Mas a D200 eh profissional e D300 tbm.

tenham en conta que quando o cara pergunta isso eh porque nem sabe o que quer, obviamente se tu perguntar pra ele que tipo de foto vai fazer vai te dizer que eh pra ferias, uahuahuahuahauhauha

enfim terminei comprando a D90 porque todos que trabalham com turismo por aqui usam d40 d60 d80 entaum to equipado pra isso e mais um pouco.
mas na real me diz uma coisa profissional mesmo eh photoshop neh?

che gauderio minha corda eh profissional sim, tem 10,5mm de diametro, uma elasticidade incrivel para amortecer quedas e tratamento anti aresta, eu que sou um babaca de escalador, uahuahuaha
ah depende do taxi se ele tiver usando uma bwm o profissinal eh a bmw
tudo eh uma questaum de ponto de vista

eu incisto, a camara eh muito profissional cara, alem de ser um terrivel instrumento de medicaum, e ja vem com photoshop incluido. muito profissional

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Seg 16 Mar 2009 - 17:28

PS: minha D300 vai abrir o "SCP-VS". Sindicato da Câmeras Profissionais do Vale do Sinos =D

Até INPS tem. Vida dura essa profissão de ser câmera!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Seg 16 Mar 2009 - 18:01

uahuahuahau eh isso aeh cara, sabes quantas vao se associar, vai faze dinheiro.

deixo um abracaum e vou indo que ja me passei de manbo.

so nao metam o pau no cara que perguntar isso pra voces, pode ser um cara bacana e um super amigaum apesar de nao ser profissional.
te mais

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Convidad Seg 16 Mar 2009 - 18:10

Ninguem mete pau.

O próprio Ivan é um cara que dia após dia dedica a esclarecer duvidas de muita gente.

Foi apenas um desabafo. E por mais incisivo que tenha sido, não significa menosprezar a vontade dos outros de aprender.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais Empty Re: Câmeras Profissionais e Fotógrafos Banais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos