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Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
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Fernando Nunes
Rodrigo Farias
Daniel A.Donaduzzi
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Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
Isto é legal, mas o que talvez alguns não saibam é que as Nikon (D70 pra cima, pelo menos) tem o modo Comando do Flash incorporado que permite disparar remoto os Flashs da Nikon (SB-600 inclusive). Dá inclusive pra disparar mais de um grupo de flash com potências diferentes entre si. Deve ter algo parecido nas Canon, se alguem puder colaborar...
Antes que alguem diga, ja aviso que sei que não é a mesma coisa que o Rodrigo postou, só coloco aqui porque as vezes isso quebra o galho na falta de um rádio flash ou fotocélula.
Antes que alguem diga, ja aviso que sei que não é a mesma coisa que o Rodrigo postou, só coloco aqui porque as vezes isso quebra o galho na falta de um rádio flash ou fotocélula.
Última edição por Daniel A.Donaduzzi em Ter 31 Ago 2010 - 9:18, editado 1 vez(es)
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
Opa, Daniel aproveitando sua deixa, descobri que o unico equipamento canon que faz isso é a 7D......
Mas este mecanismo de maquina / flash . não funciona muito bem em eventos. Neste caso o uso do radio é quase inevitavel.
abraços
Mas este mecanismo de maquina / flash . não funciona muito bem em eventos. Neste caso o uso do radio é quase inevitavel.
abraços
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
Rodrigo Farias escreveu: Opa, Daniel aproveitando sua deixa, descobri que o unico equipamento canon que faz isso é a 7D......
Mas este mecanismo de maquina / flash . não funciona muito bem em eventos. Neste caso o uso do radio é quase inevitavel.
abraços
Pois então, já tentei usar em evento o flash comandado pela máquina (D-90) e não fui muito feliz, fica lento para recarregar e nem sempre dispara. O melhor é rádio-flash mesmo.
Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ????????????/
Fernando, o recarregar não tem nada a ver com ser remoto... O fato de nem sempre disparar, pode ser algum obstáculo ou distância...
Nos nossos testes, as vezes segurávamos ele na mão, e se colocávamos o dedo sobre o sensor do flash não disparava mesmo... Porque será ??
A distância também é critica... Pelo manual do SB600, os flashs devem estar um ângulo maximo de 30graus, a distância máxima é 10m se ele estiver frontal ou de 5 a 7 m se estiver nas bordas deste ângulo... Cuidando para o sensor estar voltado para a máquina...
Com certeza o rádio flash é mais flexível... Mas, como eu disse antes, na falta deste, isto pode quebrar um galho.
Nos nossos testes, as vezes segurávamos ele na mão, e se colocávamos o dedo sobre o sensor do flash não disparava mesmo... Porque será ??
A distância também é critica... Pelo manual do SB600, os flashs devem estar um ângulo maximo de 30graus, a distância máxima é 10m se ele estiver frontal ou de 5 a 7 m se estiver nas bordas deste ângulo... Cuidando para o sensor estar voltado para a máquina...
Com certeza o rádio flash é mais flexível... Mas, como eu disse antes, na falta deste, isto pode quebrar um galho.
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
Retirado do manual da CANON 7D
O flash incorporado da câmara pode funcionar como unidade principal
com Speedlites da Canon que tenham uma função de unidade
secundária sem fios e que façam com que o Speedlite dispare sem fios.
Para saber mais sobre fotografia com flash sem fios, consulte o manual
de instruções do Speedlite.
Relativamente ao Speedlite (unidade secundária), consulte o
respectivo manual de instruções e defina-o da seguinte maneira. As
definições de controlo da unidade secundária, diferentes das indicadas
abaixo, são todas definidas com a câmara. Tipos diferentes de
unidades secundárias podem ser utilizados e controlados em conjunto.
(1) Defina o Speedlite como unidade secundária.
(2) Defina o canal de transmissão do Speedlite para o mesmo
canal que a câmara.
(3) Se quiser definir a relação do flash (p.124), especifique a ID da
unidade secundária.
(4) Posicione a câmara e as unidades secundárias de acordo com
as distâncias indicadas abaixo.
(5) Vire o sensor sem fios da unidade secundária na direcção da câmara.
MANUAL DA 7D em Portugues
O flash incorporado da câmara pode funcionar como unidade principal
com Speedlites da Canon que tenham uma função de unidade
secundária sem fios e que façam com que o Speedlite dispare sem fios.
Para saber mais sobre fotografia com flash sem fios, consulte o manual
de instruções do Speedlite.
Relativamente ao Speedlite (unidade secundária), consulte o
respectivo manual de instruções e defina-o da seguinte maneira. As
definições de controlo da unidade secundária, diferentes das indicadas
abaixo, são todas definidas com a câmara. Tipos diferentes de
unidades secundárias podem ser utilizados e controlados em conjunto.
(1) Defina o Speedlite como unidade secundária.
(2) Defina o canal de transmissão do Speedlite para o mesmo
canal que a câmara.
(3) Se quiser definir a relação do flash (p.124), especifique a ID da
unidade secundária.
(4) Posicione a câmara e as unidades secundárias de acordo com
as distâncias indicadas abaixo.
(5) Vire o sensor sem fios da unidade secundária na direcção da câmara.
MANUAL DA 7D em Portugues
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
Tinha lido um artigo sobre isso, em relação a 7D, mas, infelizmente não tenho flash Canon, o meu é um kit da Atek, com um mini hazy, então, meu caminho é o cabo de sincronismo ou o radio.
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
Complementando: O SB900 pode ser usado para disparar outros flashes, mas o SB600 não. Porém nas máquinas D70/D80 pra cima o flash incorporado pode executar este papel. Pode-se diminuir a intensidade dele a 1/128 para que ele não interfira na luz, e ajustar a potência de até 3 grupos diferentes de flashs pela própria máquina (um só grupo na D70), ou deixa-los em TTL.
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
É uma opção. Funciona com máquinas Nikkon e flashs Canon? Ou vice-versa?
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
A Cátia ficou sabendo que estávamos falando sobre isto e me mandou um material do Anderson Miranda, falando sobre um tal Rádio Popper. Vejam mais em Blog do Anderson Miranda e site do Radio Popper. Achei interessante colocar isto na discussão pois o texto esclarece outras coisas sobre os rádio flashs comuns, a comunicação remota das câmeras com o flash e esta outra tecnologia, que pelo que eu entendi é uma mescla das duas: usa sinal de rádio que depois é convertido em luz para simular a comunicação entre câmera e Flash, e aproveitar as vantagens do TTL...
Olá pessoal. Esta é uma reedição de um post anterior sobre o Rádio Popper, em um blog antigo meu, que não mantenho mais. Algumas fotos minhas são antigas, mas valeu muito bem para ilustrar a técnica.
A principal característica deste rádio, que me chamou atenção logo que foi lançado é sua proposta inovadora. Transmitir via rádio o sinal TTL entre os Flashs Master e Slave (Mestre e Escravo) é uma grande sacada.
Antes vamos ver um pouco sobre como funciona o sistema Master/Slave e sua diferença entre os rádios comuns.
O sistema de rádio convencional transmite o sinal de disparo do flash. Existem inúmeros sistemas de rádios, alguns simples e baratos, outros bem sofisticados, de longo alcance e confiáveis, como o Pocket Wizard, muito utilizado nos EUA.
Vantagem:
- Simplicidade de uso.
Desvantagens:
- Necessidade do flash Escravo ter conexão elétrica para o disparo, com conector PC ou sapatas adaptadoras,
- Controle da carga (intensidade do disparo) do flash escravo manual. É necessário fotometrar antes ou fazer vários testes até encontrar a carga ideal para determinada situação.
O SB-800 e 900 da Nikon é há muito tempo o mais utilizado pelos americanos para esta finalidade pois tem um conector PC e o controle de carga. Na Canon apenas o 580EXII vem com o conector PC.
No sistema Master/Slave tanto Canon como Nikon a comunicação entre os flashs é via infravermelho (como nos controles remotos de TV), onde o flash Mestre (instalado na câmera) envia sinal ao Escravo, controlando não só seu disparo, mas também a intensidade da carga. Esta intensidade é controlada via TTL (Thru The Lens), ou seja, a câmera controla a intensidade da carga automaticamente baseado na fotometria, inclusive a do flash Escravo. Além disso também é possivel disparar o Escravo em altas velocidades de sincronismo bem acima da velocidade normal de sincronismo da câmera que geralmente é por volta de 1/200 segs.
Vantagens:
- Controle da intensidade do Escravo via TTL, se preocupando mais com a composição e com o momento e menos com ajustes de carga.
- Uso do Hi-Sync (alta velocidade de sincronismo)
- Controle via flash Mestre das intensidades entre os flash Escravos, inclusive podendo trabalhar em modo manual de carga.
Desvantagem:
O sistema de disparo remoto via luz tem fatores limitantes, como o alcance e o contato visual entre Mestre e Escravo, ou seja, se tiver alguma barreira entre os dois, a comunicação não existe. Além disso, o uso durante o dia, a incidência da luz do sol no receptor do Escravo impede a comunicação.
Para sorte nossa foi lançado o Radio Popper, uma sacada inteligente, que transmite via rádio o sinal infravermelho e no receptor o sinal de radio é transformado em luz novamente.
A instalação do transmissor e do receptor é muito simples e não requer nenhuma conexão elétrica. Diferentemente do Pocket Wizard TTL, lançado recentemente. Este é um sistema muito bom, porém com operação mais complexa, além de ficar conectado na sapata, entre a câmera e o flash.
O transmissor é colocado sobre o flash Mestre com velcro (o velcro acompanha os rádios. No inicio fiquei preocupado, mas o velcro segura bem.
No Flash Escravo a fixação é com um suporte plástico que encaixa o receptor de modo a alinhar o sensor infravermelho do flash com o transmissor do rádio Popper. O suporte é diferente para flashs Canon e Nikon.
Olá pessoal. Esta é uma reedição de um post anterior sobre o Rádio Popper, em um blog antigo meu, que não mantenho mais. Algumas fotos minhas são antigas, mas valeu muito bem para ilustrar a técnica.
A principal característica deste rádio, que me chamou atenção logo que foi lançado é sua proposta inovadora. Transmitir via rádio o sinal TTL entre os Flashs Master e Slave (Mestre e Escravo) é uma grande sacada.
Antes vamos ver um pouco sobre como funciona o sistema Master/Slave e sua diferença entre os rádios comuns.
O sistema de rádio convencional transmite o sinal de disparo do flash. Existem inúmeros sistemas de rádios, alguns simples e baratos, outros bem sofisticados, de longo alcance e confiáveis, como o Pocket Wizard, muito utilizado nos EUA.
Vantagem:
- Simplicidade de uso.
Desvantagens:
- Necessidade do flash Escravo ter conexão elétrica para o disparo, com conector PC ou sapatas adaptadoras,
- Controle da carga (intensidade do disparo) do flash escravo manual. É necessário fotometrar antes ou fazer vários testes até encontrar a carga ideal para determinada situação.
O SB-800 e 900 da Nikon é há muito tempo o mais utilizado pelos americanos para esta finalidade pois tem um conector PC e o controle de carga. Na Canon apenas o 580EXII vem com o conector PC.
No sistema Master/Slave tanto Canon como Nikon a comunicação entre os flashs é via infravermelho (como nos controles remotos de TV), onde o flash Mestre (instalado na câmera) envia sinal ao Escravo, controlando não só seu disparo, mas também a intensidade da carga. Esta intensidade é controlada via TTL (Thru The Lens), ou seja, a câmera controla a intensidade da carga automaticamente baseado na fotometria, inclusive a do flash Escravo. Além disso também é possivel disparar o Escravo em altas velocidades de sincronismo bem acima da velocidade normal de sincronismo da câmera que geralmente é por volta de 1/200 segs.
Vantagens:
- Controle da intensidade do Escravo via TTL, se preocupando mais com a composição e com o momento e menos com ajustes de carga.
- Uso do Hi-Sync (alta velocidade de sincronismo)
- Controle via flash Mestre das intensidades entre os flash Escravos, inclusive podendo trabalhar em modo manual de carga.
Desvantagem:
O sistema de disparo remoto via luz tem fatores limitantes, como o alcance e o contato visual entre Mestre e Escravo, ou seja, se tiver alguma barreira entre os dois, a comunicação não existe. Além disso, o uso durante o dia, a incidência da luz do sol no receptor do Escravo impede a comunicação.
Para sorte nossa foi lançado o Radio Popper, uma sacada inteligente, que transmite via rádio o sinal infravermelho e no receptor o sinal de radio é transformado em luz novamente.
A instalação do transmissor e do receptor é muito simples e não requer nenhuma conexão elétrica. Diferentemente do Pocket Wizard TTL, lançado recentemente. Este é um sistema muito bom, porém com operação mais complexa, além de ficar conectado na sapata, entre a câmera e o flash.
O transmissor é colocado sobre o flash Mestre com velcro (o velcro acompanha os rádios. No inicio fiquei preocupado, mas o velcro segura bem.
No Flash Escravo a fixação é com um suporte plástico que encaixa o receptor de modo a alinhar o sensor infravermelho do flash com o transmissor do rádio Popper. O suporte é diferente para flashs Canon e Nikon.
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
O problema deste esquema pra quem usa Canon é que precisa ter um transmissor compativel, ou seja, um flash que tenha aquela função que o flash embutido das Nikon tem, de comandar outros flashs. O radio popper pega este sinal e o transmite via rádio.
Abaixo a lista de hardware compativel:
Abaixo a lista de hardware compativel:
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
A D60 tb comanda o flash. Eu tenho um SB800. Utilizando o modo SU-4 (e não o remote) do flash, ele pode ser comandado à distância pelo flash da máquina. Essa é a parte ruim, pois o flash da máquina deve, necessariamente, ser disparado.
Já fiz testes com esse modo, e para o flah da máquina não interferir em uma luz latetal, por exemplo, cobri o flash da máquina com um papel.
Solução tupiniquim, mas dá certo.
Porém, a sincronização as vezes é lenta.
Tirei a informação daqui
Já fiz testes com esse modo, e para o flah da máquina não interferir em uma luz latetal, por exemplo, cobri o flash da máquina com um papel.
Solução tupiniquim, mas dá certo.
Porém, a sincronização as vezes é lenta.
Tirei a informação daqui
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
Marcela, na D60 não tem como diminuir a potência do próprio flash a 1/128? 1/128 não é meia potência.
é meia meia meia meia meia meia meia potência... É bem pouco mesmo. Será que chega a interferir na luz ?
é meia meia meia meia meia meia meia potência... É bem pouco mesmo. Será que chega a interferir na luz ?
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
1/128 interfere sim! Dependo do que se quer fazer...
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
Bem, fiz o teste.
Usei o sb600 e tirei 3 fotos, com mesma abertura e velocidade, sem flash, com flash total e com flash a 1/64 da potência... Sem TTL, é claro... A foto com flash ficou super estourada, mas eu quis realmente só fazer o teste, e ver a diferença entre o flash total e 1/64.
Vejam o resultado:
Flash a toda potência:
Sem Flash:
Flash a 1/64 da potência:
O que dá pra ver é que 1/64 e sem flash são muito parecidas. Na minha opinião, não houve interferência na luz.
Usei o sb600 e tirei 3 fotos, com mesma abertura e velocidade, sem flash, com flash total e com flash a 1/64 da potência... Sem TTL, é claro... A foto com flash ficou super estourada, mas eu quis realmente só fazer o teste, e ver a diferença entre o flash total e 1/64.
Vejam o resultado:
Flash a toda potência:
Sem Flash:
Flash a 1/64 da potência:
O que dá pra ver é que 1/64 e sem flash são muito parecidas. Na minha opinião, não houve interferência na luz.
Re: Utilizar o Flash Sem Fios com ou sem radio ?
olá a todos, sou novo no forum, mas ja vinha acompanhando a alguns dias.
é possivel desativar o flash da camera ...no menu onde tu seleciona M, A, TTL ou --.
deixando em -- no flash pop up ele dispara os flashs externos, mas nao influencia na foto...
na D80 nao lembro, mas na D90 e D700 isso funciona.
é possivel desativar o flash da camera ...no menu onde tu seleciona M, A, TTL ou --.
deixando em -- no flash pop up ele dispara os flashs externos, mas nao influencia na foto...
na D80 nao lembro, mas na D90 e D700 isso funciona.
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