Sinos Foto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hora Certa
Últimos assuntos
» Excessos, sempre os excessos
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 16:37

» Conhecendo as Missões
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 14:28

» Só Animais
por CarlosCareca Qua 28 maio 2014 - 15:34

» Só Preto e Branco...
por CarlosCareca Sex 10 Jan 2014 - 22:22

» Só paisagens
por CarlosCareca Qui 17 Out 2013 - 15:13

» Só pôr do sol
por CarlosCareca Ter 27 Ago 2013 - 9:00

» Onde o Corpo pagou e a Alma penou
por CarlosCareca Dom 21 Jul 2013 - 22:13

» Lagoa Azul Lagoa dos Patos Mostardas Tavares
por CarlosCareca Ter 23 Abr 2013 - 9:12

» Ruinas do Cassino e Parque do Saiqui em Canela
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 21:27

» Só Flores...
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 14:23

» Resumo do verão
por CarlosCareca Dom 17 Mar 2013 - 1:33

» Só esportes
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:02

» Só Panning
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:00

» Picada Café em um Click
por Juliano Dias Dom 10 Mar 2013 - 22:19

» Cavalgada 2013 - Praia da Ancora(Arroio do Sal - RS)
por CarlosCareca Qui 7 Mar 2013 - 10:07

SINOS Foto Clube web site
Visite nosso site
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Previsão do Tempo
Fale com o SFC

Clique aqui para falar com o SFC, se apresentar, solicitar informações sobre como ingressar no clube, etc.

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

2 participantes

Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Sáb 7 Fev 2009 - 16:13

Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Sempre que fazemos uma fotografia com longa exposição de algo que possua fortes pontos de luz (como uma vista noturna da cidade), os pontos de luz se tornam pequenas estrelas. Você sabia que o número de pontas nestas estrelas é definido pelo número de lâminas que compõe o diafragma da objetiva?

diafragma1

O diafragma é formado por uma série de lâminas que servem para definir a abertura utilizada pela câmera. Quanto mais lâminas formam o diafragma, mais redonda fica a abertura entre elas, e isto afeta a forma do desfoque da objetiva. Um diafragma com 8 lâminas gera um desfoque quase redondo, enquanto um diafragma com 5 lâminas gera um desfoque similar à um pentágono.

É no ponto onde uma lâmina encosta na outra que se gera as pontas das estrelas que surgem na fotografia de longa exposição. A curiosidade está no seguinte… por mais que se acredite que um número maior de lâminas gera um número maior de pontas na estrela, existe um porém.

Todo o diafragma com um número par de lâminas gera estrelas com um número de pontas igual ao número de lâminas (6 lâminas, 6 pontas / 8 lâminas, 8 pontas). Já diafragmas com número ímpar de lâminas gera estrelas com um número de pontas igual ao dobro de lâminas (5 lâminas, 10 pontas / 7 lâminas, 14 pontas).

Isto se deve ao fato de que cada encontro entre duas lâminas gera, na verdade, duas pontas opostas da estrela, então a estrela tem 2 pontas para cada encontra. Acontece que nos diafragmas pares, cada encontro entre lâminas possui um encontro exatamente oposto à ele, então as duas pontas de estrelas formada por cada encontro está exatamente sobreposto as pontas formadas pelo encontro oposto. Por isto, em diafragmas pares, cada par oposto de encontro gera só 2 pontas de estrela.

Fonte: http://raphaelbonelli.wordpress.com

Esse post chamou minha atenção porque lembro que fiquei maravilhado com a foto do Stabel no CISF de natal que fizemos, achei muito legal aquele efeito das luzes que pareciam realmente estrelas, isto foi conseguido graças a abertura alta do diafragma, e (agora eu sei que tem mais este detalhe) do número de lâminas (mesmo que eu conseguisse reduzir os 3.5 de abertura da minha câmera eu não conseguiria o efeito por causa do nº de lâminas reduzido)

pra quem não lembra, a foto é essa:

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Concurso1av6


Exercícios propostos:

Depois de ler o artigo você é capaz de dizer quantas lâminas tem o diafragma da foto do Stabel?
lol!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Sáb 7 Fev 2009 - 16:19

Rolling Eyes 8? Rolling Eyes

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Daniel A.Donaduzzi Sáb 7 Fev 2009 - 16:21

Eu acho que o Stabel usou um filtro cross pra conseguir o efeito


Última edição por Daniel A.Donaduzzi em Sáb 7 Fev 2009 - 18:48, editado 1 vez(es)
Daniel A.Donaduzzi
Daniel A.Donaduzzi
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2693
Idade : 57
Localização : Sapiranga, RS
Faz o que da vida : Analista de Sistemas
CISFC: : ***
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickriver.com/photos/dannbrazil/

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Sáb 7 Fev 2009 - 17:04

Sou da mesma opinião do Daniel.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Sáb 7 Fev 2009 - 17:50

Eu também cheguei a conclusão de que são 8 Eliel geek

Desculpa a ignorância Daniel, mas o que é um filtro cross?


Última edição por Guilherme Skywalker em Sáb 7 Fev 2009 - 17:53, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Sáb 7 Fev 2009 - 17:53

Eu cheguei a conclusão que foi feito pela abertura, pq já consegui um efeito parecido fotografando lâmpadas incandescentes de 100W, imaginei que pra conseguir o mesmo efeito em potências menores de luz(no caso, as do pinheirinho), só com uma abertura maior do diafragma...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Sáb 7 Fev 2009 - 18:03

Bueno, descobri o que é um filtro cross (santo google)

mas agora me veio à cabeça uma pergunta (Stabel acho que pode ajudar...)

tem filtros cross de 4 pontos...

o que acontece se o diafragma da câmera tiver 8 lâminas? vão sair quatro pontos mais evidentes, e 4 mais discretos (que são os que apareceriam normalmente na câmera sem o uso do filtro?)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Fay Sáb 7 Fev 2009 - 22:36

Olha...em minha vasta ignorância sobre o assunto, arrisco dizer que o número de láminas que tem um diafragma de uma lente não influencia o efeito quando se usa esse filtro que o Stabel utilizou. Nenhuma das pontas sai com mais evidência que as outras. Até porque as lâminas de um diafragma são sobrepostas umas as outras e não formam pontas como as do efeito do filtro.

Existem filtros "cross" de vários tipos...4, 6, 8 pontas, e de vários outros modelos.
Fay
Fay
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 625
Idade : 44
Localização : Porto Alegre, RS - Brasil
Faz o que da vida : Logística Internacional - Freight Forwarding
CISFC: : *****
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickr.com/photos/fhickenbick

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Dom 8 Fev 2009 - 14:11

Fay escreveu:Até porque as lâminas de um diafragma são sobrepostas umas as outras e não formam pontas como as do efeito do filtro.

Bah Fay, discordo de ti, pois eu consegui o efeito com a porcaria da minha câmera hehehe... experimenta fotografar uma incandescente com uma abertura alta, mesmo que ela estoure um pouco tu vais ver um efeito parecido com a da árvore do fay, só que não tão acentuado, é discreto, mas existe...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Fay Dom 8 Fev 2009 - 14:52

Tá bom, me expressei mal...

Eu quis dizer que a foto do Stabel tá berrando "efeito causado por filtro", e mesmo que a foto fosse tirada com qualquer lente, com qualque máquina, sem um filtro desses, o resultado obtido não chegaria neeeeeeem perto.

Agora sim... Cool
Fay
Fay
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 625
Idade : 44
Localização : Porto Alegre, RS - Brasil
Faz o que da vida : Logística Internacional - Freight Forwarding
CISFC: : *****
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickr.com/photos/fhickenbick

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Dom 8 Fev 2009 - 16:09

Ah bom, então assim sim Laughing

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Ter 17 Fev 2009 - 15:45

Quanto mais FECHADO o diafragma, mais evidente as estrelas.
Ou
quanto menor o número F, sem esquecer que este valor é uma fração ( 2.8 na verdade é 1/2.8 ) mais evidentes as estrelas

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Qua 18 Fev 2009 - 22:20

Quanto ao numero de pontas:
ja tinha ouvido falar destas 'teorias', e também que além do número de lâminas, influencia o quanto o círculo formado por elas fica realmente arredondado. Claro que se forem lâminhas com o mesmo feitio, 9 dará mais arredondado que 7, por exemplo. Mas as 7 podem ser melhor acabadas (encurvadas) e as 9 muito retas. Isso enfuiencia, e muito, também o bokeh, o desfoque.

Mas isto tudo ficou sempre na teoria pra mim. Agora fiz umas fotos com diferentes lentes que tenho aqui comigo. Peraí...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Qua 18 Fev 2009 - 23:15

Bom, taí meu testezinho.

Achei muito evidente que os diafragmas 'rounded' (com laminas mais arredondadas) formam pontas mais difusas. Não foi mostrado neste testa, mas igualmente estes resultam também em bokehs mais bonitos, suaves, naturais.

A 'estrela' com as pontas mais fortes, definidas, são justamente da objetiva com diafragma de menor numero de lâminhas e estas não são arredondadas, a 50mm 1.8.

Clique no thumbnail para ver o tamanho original:
(vai abrir uma imagem reduzida, precisa clicar novamente nela pra ampliar)
Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Xirutestediafragmagr7.th

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Qui 19 Fev 2009 - 8:06

Desculpa a minha burrice Stabel, mas os valores de abertura do diafragma nas fotos estão corretos? é porque penso que estão invertidos... por ex. a Nikon... a abertura f/2.8 devia ser a da foto f/22...

Observando as fotos a gente conclui que pra obter o "defeito" das pontas é necessário usar uma abertura baixa de diafragma? (f/22 no caso...) o que eu não cheguei a testar, usei só com aberturas altas e tb obtive o efeito...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Qui 19 Fev 2009 - 10:59

O Stabel tá de Férias, hehehe Razz

As fotos estão certas sim Smile
Quanto mais fechado o diafragma, mais o efeito ocorre.

Que câmera tu usou que já houve efeito evidente em grande abertura?
Não tenho certeza, mas creio que em compactas aconteça mesmo em grande abertura, pois mesmo estas já são bastante pequenas (comparando às reflex). Assim como mesmo em f/2.8 elas apresentam muita profundidade de campo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Qui 19 Fev 2009 - 11:49

A câmera que usei foi a Fuji Finepix S5800... mas vou fazero teste Xiru velho! hehe abraços

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Qui 19 Fev 2009 - 12:09

Faça, vai ser ótimo pra nós todos!

Seria legal se todos fizessem e pudéssemos comparar...


Procure colocar a câmera num tripé. Se não tiver, ajeite um lugar que ela possa ficar apoiada, como uma mesa por exemplo Smile

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Qui 19 Fev 2009 - 21:38

Como o próprio Xiru disse, o Stabel está de férias... mas só pra acabar com a "polêmica", fiz a foto com um filtro "star effect" da Cokin.

Até!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Qui 19 Fev 2009 - 23:07

Obrigado Stabel por colocar um ponto final da conversa, pois não vou negar que já estava ficando demasiadamente chata.

E aproveitando o ensejo, e as férias? Já está negão de tanto tomar sol aí em...?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Convidad Qui 19 Fev 2009 - 23:28

.... eu achava que a discussão sobre se era filtro ou não ja tinha acabado ha tempo....

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela Empty Re: Artigo: Diafragma e o Número de Pontas na Estrela

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos