Sinos Foto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hora Certa
Últimos assuntos
» Excessos, sempre os excessos
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 16:37

» Conhecendo as Missões
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 14:28

» Só Animais
por CarlosCareca Qua 28 maio 2014 - 15:34

» Só Preto e Branco...
por CarlosCareca Sex 10 Jan 2014 - 22:22

» Só paisagens
por CarlosCareca Qui 17 Out 2013 - 15:13

» Só pôr do sol
por CarlosCareca Ter 27 Ago 2013 - 9:00

» Onde o Corpo pagou e a Alma penou
por CarlosCareca Dom 21 Jul 2013 - 22:13

» Lagoa Azul Lagoa dos Patos Mostardas Tavares
por CarlosCareca Ter 23 Abr 2013 - 9:12

» Ruinas do Cassino e Parque do Saiqui em Canela
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 21:27

» Só Flores...
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 14:23

» Resumo do verão
por CarlosCareca Dom 17 Mar 2013 - 1:33

» Só esportes
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:02

» Só Panning
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:00

» Picada Café em um Click
por Juliano Dias Dom 10 Mar 2013 - 22:19

» Cavalgada 2013 - Praia da Ancora(Arroio do Sal - RS)
por CarlosCareca Qui 7 Mar 2013 - 10:07

SINOS Foto Clube web site
Visite nosso site
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Previsão do Tempo
Fale com o SFC

Clique aqui para falar com o SFC, se apresentar, solicitar informações sobre como ingressar no clube, etc.

Você sabia ? Dicas de uso de Flash.

5 participantes

Ir para baixo

Você sabia ? Dicas de uso de Flash. Empty Você sabia ? Dicas de uso de Flash.

Mensagem por Daniel A.Donaduzzi Seg 27 Dez 2010 - 9:58

Nos últimos tempos eu tenho me envolvido mais com os assuntos fotográficos do estúdio Catia Donaduzzi Fotografias. Fiz um curso de Fotografia de Casamento, na Oficina de Photographia, já fotografamos alguns eventos e fizemos sessões experimentais, além de ler muito. Nestas atividades, descobri algumas coisas que quero compartilhar com os demais.

Talvez para alguns mais experientes estas coisas não serão novidade, mas acredito que a maioria poderá se beneficiar destas informações. Escreverei do meu jeito, relatando minha experiência, e buscarei algumas fontes mais técnicas, espero que aproveitem algo. As informações são expressas sempre para as máquinas Nikon. Gostaria que os Canonzeiros complementassem o tópico explicando como se ajusta isto nas suas máquinas.

Falarei sobre os seguintes assuntos:

1.Sincronização de Flash em alta velocidade
2.Bloqueio de Valor de Flash TTL


1.Sincronização de Flash em alta velocidade
A algum tempo eu e a Cátia fomos com a nossa modelo fotográfica preferida, a Milena, nossa filha até Riozinho, na Cascata do Chuvisqueiro para uma sessão experimental ao ar livre. Estávamos equipados com a D80, Radio Flash, rebatedor, Flash SB600 e difusor Lightsphere.

Após algumas fotos na cascata, retornamos, parando, no caminho, em uma lavoura que achamos atraente para mais algumas fotos. O cenário era muito bonito, com as plantas, árvores no fundo, toras de lenha cortadas e empilhadas... Porém o céu estava limpo e o sol muito forte, em torno das 16:00hs. Fotografamos normalmente com o flash disparando na lateral em cerca de 45º, usando o rádio flash. Porém, os resultados não foram os esperados. Ao verificar as fotos, a maioria estava com o rosto da modelo à sombra, devido ao contra luz. Mas como, se usamos o flash, e ele sempre disparou ??

Selecionei uma foto que aparece inclusive o Flash com o Lightsphere. Mantive ele no quadro de propósito.
making off

Fomos em busca da resposta. No mesmo dia eu já detectei o problema: a Cátia estava ajustando a exposição conforme a leitura do fotômetro da máquina, o que dava velocidades de 1/640, 1/800... Porém a D80 como a maioria das máquinas sincroniza com flash no máximo a 1/200. Bem, explicado o problema. Mas daí, qual a solução ??

Uma possível forma de solucionar o problema seria aproveitar a luz do sol e rebater no rosto da modelo. Porém, não é a solução ideal. Queríamos usar o flash de preenchimento, mas como fazê-lo se não temos como baixar mais a velocidade em um dia de sol forte ??

A solução encontramos no Sincronismo de Flash de Alta Velocidade. Esta opção encontra-se no menu, na parte que fala sobre o flash. A forma como aparece no menu varia conforme o modelo. Na nova Nikon D7000, há várias opções de velocidade de sincronismo, desde 1/60s até 1/250s (modos normais) e duas opções de alta velocidade: “1/250 (Plano Focal Auto)” e “1/320s (Plano Focal Auto)”. Não sei certo qual a diferença entre ambos, mas na ajuda do menu diz que é usado para sincronização a velocidades maiores que 1/250s (ou 1/320s). Ou seja, se usar 1/800, devo usar uma destas opções.

Um detalhe: este ajuste se reflete no flash, que passa a exibir o modo “FP” no visor. Mas, deve ser feito na máquina, e não no flash. Ele faz com que o flash dispare por mais tempo, quase como se fosse luz continua, o que permite fotografar
a velocidades maiores. Com este ajuste feito, fotografias tiradas a velocidade maior passa a ter sincronismo, e o flash passa a atuar como flash de preenchimento.

Numa outra sessão externa do estúdio, que a Cátia usou esta técnica, os resultados já foram bem melhores.
Adriana
Bem, era isto. Espero que aproveitem alguma coisa. E, se o pessoal da Canon puder traduzir, serão bem vindos.

Aqui uma explicação um pouco mais técnica de como funciona: http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=36991


2.Bloqueio de Valor de Flash TTL

Outra coisa que descobri, e achei muito interessante: Bloqueio de Potência do Flash. Esta eu aprendi no curso, com o Joel. O flash, quando opera em modo TTL dispara uma série de pré-flashs, tão rápidos que nós não notamos, pouco antes do disparo do flash propriamente dito. Estes pré-flashs são usados pelo flash/câmera para medir a luz que retorna e com isto ajustar a potência do flash quando o diafragma abrir e o flash realmente disparar.

Mal comparando, estes pré-flashes são semelhantes à medição de exposição em modo matricial, ou seja, ele lê a cena como um todo e tenta ajustar a potência para iluminar toda ela. Porém, o que acontece se a cena tiver objetos próximos e distantes, claros e escuros ? Provavelmente os próximos ficarão estourados enquanto que os distantes ficarão sub-expostos. É o que dá trabalhar com a média...

A solução: Bloqueio de FV (em termos Nikon)... Bloqueio de potência do flash (FV=Flash Value) permite que nós disparemos os pré-flashes antes de enquadrar a cena desejada. Para isto, precisamos focar no centro da cena o objeto que queremos priorizar a iluminação. O rosto de uma pessoa, uma roupa mais escura, …

De preferência aproxime do seu alvo com o zoom, se estiver com um, ou fisicamente se não estiver, centralize e dispare o pré-flash. Neste momento a câmera irá registrar a potência necessária para iluminar bem o assunto centralizado. Após isto, refaça o enquadramento da cena e dispare normalmente. A câmera saberá que deve usar o ajuste pré-definido, e não disparará os pré-flashes, apenas o flash na potência previamente ajustada.

Agora, vocês devem estar se perguntando... tá, mas como eu disparo os pré-flashes ? Mais uma dica interessante: botão Fn na Nikon ou * (asterisco) na Canon. Estes botões são programáveis para executar alguma função específica. E a melhor utilidade dele que eu encontrei foi exatamente esta: disparar os pré-flashes de bloqueio de potência de Flash.

No menu da câmera, localize a opção para programar este botão. Na D7000, é “Atribuir botão Fn”. Dentro desta opção, localize a opção que se relaciona com esta função. Para mim, no menu em português, é “Bloqueio de VF”, e fica representado pelo símbolo do raio do flash e a letra L (de Lock).

A partir daí, quando quisermos usar esta função, centralizamos no objeto desejado, de preferencia ocupando a maior área possível do visor, e disparamos o pré-flash através do botão Fn (ou *). Refizemos o enquadramento e disparamos a foto. Se tirarmos várias fotos do mesmo objeto, não precisamos fazer vários ajustes. Ao bloquear, ficará bloqueado até pressionarmos novamente o botão Fn ou até desligaremos a máquina (pelo menos na Nikon). Olhando no visor, o símbolo do Raio+L aparece quando o bloqueio estiver ativo.

Façam testes e comprovem como dá resultado. Não esqueçam: isto é TTL. Não tem nada a ver com flash no modo manual...
Daniel A.Donaduzzi
Daniel A.Donaduzzi
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2693
Idade : 57
Localização : Sapiranga, RS
Faz o que da vida : Analista de Sistemas
CISFC: : ***
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickriver.com/photos/dannbrazil/

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabia ? Dicas de uso de Flash. Empty Re: Você sabia ? Dicas de uso de Flash.

Mensagem por Fernando Nunes Seg 27 Dez 2010 - 12:54

Excelente dica... agora é testar e ver como fica a "brincadeira".
Fernando Nunes
Fernando Nunes
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2972
Idade : 45
Localização : São Leopoldo
Faz o que da vida : Administrador de Empresas
CISFC: : *
Data de inscrição : 30/04/2009

http://www.automobilismoemfoco.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabia ? Dicas de uso de Flash. Empty Re: Você sabia ? Dicas de uso de Flash.

Mensagem por Geovane Rediss Seg 27 Dez 2010 - 17:52

Eu to precisando aprender a usar o tal do flash, sou zero a esquerda.
Valeram as dicas.
Geovane Rediss
Geovane Rediss
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 896
Idade : 58
Localização : Novo Hamburgo
CISFC: : **
Data de inscrição : 25/06/2009

http://www.flickr.com/photos/geovanerediss

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabia ? Dicas de uso de Flash. Empty Re: Você sabia ? Dicas de uso de Flash.

Mensagem por Marcela Seg 27 Dez 2010 - 23:05

Bem bom Dann... valeu pelas dicas. Dá pra ver que tu tá "te puxando", hein!!! Very Happy
A linguagem do "escreverei do meu jeito" é bastante prática e esclarecedora.
Abraços
Marcela
Marcela
Moderado com as palavras
Moderado com as palavras

Feminino Número de Mensagens : 385
Idade : 40
Localização : Porto Alegre
Faz o que da vida : Bacharel em Química Industrial
Data de inscrição : 01/07/2009

http://www.flickr.com/marcelasander

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabia ? Dicas de uso de Flash. Empty Re: Você sabia ? Dicas de uso de Flash.

Mensagem por Lise Pereira Sex 21 Jan 2011 - 11:19

Bem legal, Dann.
Lise Pereira
Lise Pereira
Admin
Admin

Feminino Número de Mensagens : 2503
Idade : 44
Localização : São Leopoldo- RS
Faz o que da vida : Bancária
CISFC: : **********
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.lisepereira.fot.br

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabia ? Dicas de uso de Flash. Empty Re: Você sabia ? Dicas de uso de Flash.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos