Sinos Foto Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hora Certa
Últimos assuntos
» Excessos, sempre os excessos
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 16:37

» Conhecendo as Missões
por Fernando Nunes Qui 5 Mar 2015 - 14:28

» Só Animais
por CarlosCareca Qua 28 maio 2014 - 15:34

» Só Preto e Branco...
por CarlosCareca Sex 10 Jan 2014 - 22:22

» Só paisagens
por CarlosCareca Qui 17 Out 2013 - 15:13

» Só pôr do sol
por CarlosCareca Ter 27 Ago 2013 - 9:00

» Onde o Corpo pagou e a Alma penou
por CarlosCareca Dom 21 Jul 2013 - 22:13

» Lagoa Azul Lagoa dos Patos Mostardas Tavares
por CarlosCareca Ter 23 Abr 2013 - 9:12

» Ruinas do Cassino e Parque do Saiqui em Canela
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 21:27

» Só Flores...
por CarlosCareca Seg 15 Abr 2013 - 14:23

» Resumo do verão
por CarlosCareca Dom 17 Mar 2013 - 1:33

» Só esportes
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:02

» Só Panning
por Geovane Rediss Ter 12 Mar 2013 - 21:00

» Picada Café em um Click
por Juliano Dias Dom 10 Mar 2013 - 22:19

» Cavalgada 2013 - Praia da Ancora(Arroio do Sal - RS)
por CarlosCareca Qui 7 Mar 2013 - 10:07

SINOS Foto Clube web site
Visite nosso site
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Previsão do Tempo
Fale com o SFC

Clique aqui para falar com o SFC, se apresentar, solicitar informações sobre como ingressar no clube, etc.

Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

+8
gmazza
primartins
Murilo
Bresol
Guilherme Atencio
Jac Oliveira
Daniel A.Donaduzzi
Fernando Nunes
12 participantes

Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por Fernando Nunes Ter 2 Fev 2010 - 16:46

Recebi o texto abaixo por e-mail, da lista de discussão do Salvador Foto, e achei bastante interessante. Então repasso para que possamos ler e refletir (ou não!?). A fonte encontra-se citada no final do texto.

Crítica pela crítica ou escambo de elogios?


Na semana passada, dois pequenos diálogos dispararam insights para escrever um pequeno texto sobre a cultura dos comentários fotográficos na internet.
Na primeira situação, meu amigo e fotógrafo Almir Jr (www.almirjr.com), com quem colaboro eventualmente como assistente, após uma tarde de bate-papo em um Café, guloseimas e diversos assuntos que não necessariamente envolvem a fotografia, ao se despedir, comentando repercussão de meu mais recente ensaio disse: “Não leve tão a sério o flickr, se você acreditar em tudo que dizem a você ali…”. E eu concordei dizendo: “Verdade Almir, o flickr é uma espécie de troca de elogios gratuitos.”. Fiquei a pensar nisso durante a semana.
Outro diálogo, ocorrido em MSN, gerou uma colocação minha no Twitter bem comentada. Um colega iniciando na fotografia, me aborda no MSN e pergunta: Você conhece o “Fulano de tal”? E eu disse: “Sim, conheço pessoalmente, contemporâneo meu, também clica ensaios, em estúdio e em externa, tem um destaque em nossa cidade, faz um bom trabalho”. Ao que recebi a resposta do colega: “Não gostei das fotos dele nesse trabalho, achei muito repetitivo, sem graça e tal.” Não gostei do tom da crítica gratuita e disse a ele que é excessivamente crítico, que nunca gosta de nada, e acrescentei que eu valorizo o trabalho da pessoa citada, pois eu sei como é difícil fazer aquilo ali. Perguntei se ele faz igual ou melhor para poder criticar, e ele disse que não faz melhor porque não faz esse tipo de foto. Fim de dialogo com o que eu citei no Twitter: “Não critique o trabalho de um fotógrafo se você nunca fez ou não faz fotos no estilo dele, é critica pela crítica.”

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Imagem01c

O primeiro caso me lembrou de um conceito que aprendi na escola, nos livros de História. Antes da criação da moeda, a economia girava em torno de um sistema de trocas, o “escambo”. Assim, no sistema de escambo, quem produzia farinha trocava parte de sua produção com quem criava animais, que por sua vez já teria trocado parte de seus animais por quem cultivava temperos, que já havia trocado com quem produzia vasos de cerâmica, que por sua vez já tinha trocado um vaso por aquele primeiro cidadão, o produtor de farinha. Assim, na base da troca, cada um saia mais ou menos satisfeito depois das trocas. Mas o que isso tem a ver com fotografia? Nada? Tudo!
Percebi sempre a natureza de certos comentários em minhas fotos e nas fotos alheias no flickr. Notei uma enxurrada de comentários do tipo: “Adorei a foto”, “Bom clique”, “Luz legal”, “Gostei da definição”, “Ficaram lindas as cores”, etc etc etc. E onde entra o escambo? Muitos dos elogiados, se sentem impelidos a entrar na galeria do fotógrafo que o elogiou e comentar, o que em uma política de boa vizinhança, indica elogiar o trabalho de quem te elogiou, mantendo a cadeia de reciprocidade, de troca de elogios nem sempre sinceros, muitas vezes vazios.
Em que os exemplos de comentários acima ajudam a melhorar minha técnica e meu olhar? Acho que era a isso que o Almir se referia, ao velho e sábio entendimento de que aprendemos mais com as criticas do que com os elogios. Elogios estes que muitas vezes nublam nossa visão, inflam nosso ego e nos impedem de seguir adiante na busca da melhor foto, que deve ser sempre o próximo clique, e não o que passou.
Mas então, não devemos comentar no flickr, olhares, multiply? Não devemos elogiar o trabalho de colegas? Não, não é isso! Não me entenda mal. Eu mesmo elogio meus colegas, observo o trabalho deles, faço contatos com fotógrafos com quem me identifico, tiro dúvidas, troco experiências, discuto técnicas e idéias, cresço muito mais com o dialogo com eles, do que com o que eu leio sozinho. Na minha opinião esse é o poder do flickr e de comunidades de fotógrafos, congregar interesses comuns, e não ser a vitrine do ego e a arvore frondosa onde colher os fartos frutos dos elogios.
Quando comentamos, temos que elogiar sim, pois incentivo é necessário, ninguém clica só pra si, todos precisam de feedback, mas busquemos nos colocar no lugar daquele fotógrafo e pensar: “Como eu faria essa foto? Como eu aproveitaria essa luz? Onde eu colocaria esse flash? Será que fechar mais a abertura ajudaria? Será que menos velocidade aproveitaria mais a luz ambiente? Será que saturando mais ou menos a foto ganharia um clima legal? Um ângulo mais baixo daria um outro clima? Esse olhar da modelo está de acordo com o contexto do ensaio? Etc etc etc”. Há muito o que se pensar, e diversas formas de comentar a foto como uma forma de contribuir para o trabalho do outro, propiciando a ele alternativas que talvez nem tenha vislumbrado. Com isso não só o autor da foto comentada ganha, nós também ganhamos pois ao pensar nas possibilidades, você treina sua mente e talvez perceba coisas que nunca havia pensado, situações com as quais pode se deparar diante de sua câmera no dia de amanhã e já terá uma idéia de como agir.

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Imagem02i

Dessa forma, vejo que é possível elogiar sem ser vazio, e criticar sem ser leviano, contribuindo para a melhoria do outro. Há esperanças de comentários de qualidade na internet, em redutos como a sala “Foto-Crítica” do Digifórum, a comunidade “Comente a foto” no Orkut e ainda o grupo “Crítica Fotográfica” do Flickr, entre outros.
Para concluir, voltemos ao segundo diálogo, das críticas gratuitas. Bem sei que ninguém agrada a todos, sempre encontraremos criticas, e raramente gostamos do trabalho de todo mundo. Não podemos ser hipócritas e dizer que tudo é lindo, mas também não podemos sair por ai criticando por criticar o trabalho dos outros, ainda mais se nunca fizemos algo naquele estilo. Você faria diferente? Faria melhor? Então sugira, colabore, indique caminhos, não critique por criticar, senão ao final estará sozinho, considerado antipático. Na minha opinião, ninguém vence sozinho nesse mundo tão interligado.
Almir Jr é um exímio crítico de meu trabalho, costuma sentar junto comigo e criticar foto por foto de cada ensaio meu, quanto à luz, técnica, edição, idéia e direção dos modelos. Raramente recebo um elogio dele, e o agradeço por isso. Nem sempre é fácil ouvir todas as criticas, requer um preparo psicológico, mas ao menos nunca saí de uma conversa com ele do mesmo jeito que entrei, sempre melhorei um pouquinho em algo, mesmo em coisas que nunca tenha reparado até ele criticar. Ele me empurra pra frente mais com suas criticas do que com seus poucos elogios, e eu cresço muito mais com elas que com os elogios vazios do flickr. Isso não é critica pela crítica e sim critica com objetivo e muda a vida das pessoas.
Quando formos fazer um comentário ou crítica espero que lembremos de tais questões. Eu gosto de ditados populares e um deles diz: “Cuide para que suas palavras sejam melhores que o seu silêncio.”
Boas criticas a todos, e bons cliques, claro!

Igor Fraga
E-mail: igor_df@ig.com.br
Blog: www.igorfraga.photo.blogspot.com
Twitter: @igor_fraga
Flickr: www.flickr.com/photos/igorfraga
Fernando Nunes
Fernando Nunes
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2972
Idade : 45
Localização : São Leopoldo
Faz o que da vida : Administrador de Empresas
CISFC: : *
Data de inscrição : 30/04/2009

http://www.automobilismoemfoco.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por Daniel A.Donaduzzi Ter 2 Fev 2010 - 17:03

Ja tivemos duas experiências mal sucedidas CISFC Comentado aqui no SFC que demosntram que a maioria de nós não está pronta para ser criticada.
Nem sempre é fácil ouvir todas as criticas, requer um preparo psicológico, mas ao menos nunca saí de uma conversa com ele do mesmo jeito que entrei, sempre melhorei um pouquinho em algo, mesmo em coisas que nunca tenha reparado até ele criticar.
.
os dois concursos comentados: AQUI e AQUI

Legal o texto, reflete bem o que se encontra no Flickr...
Daniel A.Donaduzzi
Daniel A.Donaduzzi
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 2693
Idade : 57
Localização : Sapiranga, RS
Faz o que da vida : Analista de Sistemas
CISFC: : ***
Data de inscrição : 27/10/2008

http://www.flickriver.com/photos/dannbrazil/

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por Jac Oliveira Ter 2 Fev 2010 - 17:23

isso é mais velho e notável do que andar pra frente... eu tomei a seguinte postura: não comento se não gostar da foto, mesmo que a pessoa tenha comentado em fotos minhas. E tb acontece de achar uma foto mto legal mas não comentar nada. Sim, eu olho o flickr de todo mundo mas nem sempre comento. Não faço elogio só pelo elogio nem crítica por crítica. E, justamente pq mtas pessoas não sabem receber críticas, às vezes me calo e não digo exatamente o que penso... às vezes é o melhor caminho, enfim.

Não concordo com o texto quando diz que não se deve criticar um tipo de foto que a gente não faz... oras, eu posso até não curtir fotografar pássaros ou qualquer outra coisa, mas sei quando uma foto está boa ou não - dentro dos meus padrões, é claro. A questão é sempre pensar se vale a pena fazer uma crítica ou não...
Jac Oliveira
Jac Oliveira
Tá na dele
Tá na dele

Feminino Número de Mensagens : 291
Idade : 42
Localização : Porto Alegre
Faz o que da vida : Jornalista
Data de inscrição : 28/10/2009

http://www.jacquelineoliveira.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por Guilherme Atencio Ter 2 Fev 2010 - 22:19

Jac Oliveira escreveu:isso é mais velho e notável do que andar pra frente... eu tomei a seguinte postura: não comento se não gostar da foto, mesmo que a pessoa tenha comentado em fotos minhas. E tb acontece de achar uma foto mto legal mas não comentar nada. Sim, eu olho o flickr de todo mundo mas nem sempre comento. Não faço elogio só pelo elogio nem crítica por crítica. E, justamente pq mtas pessoas não sabem receber críticas, às vezes me calo e não digo exatamente o que penso... às vezes é o melhor caminho, enfim.

Não concordo com o texto quando diz que não se deve criticar um tipo de foto que a gente não faz... oras, eu posso até não curtir fotografar pássaros ou qualquer outra coisa, mas sei quando uma foto está boa ou não - dentro dos meus padrões, é claro. A questão é sempre pensar se vale a pena fazer uma crítica ou não...


Eu faço o mesmo: comento se acho que realmente se destacou. Também acho que posso criticar fotos que não são do estilo que eu faço...não criticar por este motivo parece aquela coisa boba do "achou ruim? Faz melhor!" e acho que assim ninguém ganha.
Mas voltando ao assunto do texto, eu gostaria de receber críticas às minhas fotos, pois acho que a gente sempre pode melhorar, e já aconteceu de uma crítica me fazer ver os outros rumos que eu poderia ter tomado com a mesma foto, mas depois de ler COMO são feitas as críticas nos forums por aí (Digiforum, BRFoto e etc) eu perdi a vontade. Geralmente a coisa descamba para a picuinha e não para a crítica. Provavelmente quem foi criticado saiu achando que nenhuma foto que ele tirou na vida presta...é difícil achar o equilíbrio entre isso e o Flickr.
Guilherme Atencio
Guilherme Atencio
Tagarela
Tagarela

Masculino Número de Mensagens : 433
Idade : 44
Localização : Canoas - RS
Faz o que da vida : Biólogo
Data de inscrição : 18/10/2009

http://capsaicina.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por Bresol Ter 2 Fev 2010 - 22:48

Primeiro, fecho completamente com o que foi falando no texto.
Quanto a criticar fotos que não dominamos, bem...ae a coisa complica.
Pegando o exemplo que a Jac deu, fotos de pássaros.

Quem já tentou fotografar pássaros sabe que além de um equipamento bom, o cidadão tem que ter sorte e paciência, e as vezes fazer milagre.
Enfim, se não tenho conhecimento de como era o ambiente e condições onde a foto foi realizada, prefiro não criticar, a não ser que a pessoa peça.

Também faço como a Jac, tem vezes que fico horas e horas a fio no flickr olhando, nada mais além disso. Paro e penso, nossa, nenhuma foto realmente mecheu comigo. Ou seja, não tinha o que comentar.

Agora, realmente, o flickr, no geral não é o melhor lugar pra receber críticas, elogios receberá aos montes, sejam verdadeiros ou não.

Lugar pra receber críticas são os grupos destinados a isto, ao meu ver.

Eu participo do fotocritica no digiforum, no começo foi soda, tem gente que tem prazer em detonar as fotos. E claro, tudo influência, se tiver camera X criticarão de uma forma, se tiver a Y de outra.

Fora os maria vai com as outras, que não fazem nada além de ir replicando algo que já foi dito.

Já me aconteceu um caso onde claramente estavam puxando o saco da pessoa criticando bem a foto, eu como nao devo nada pra ninguem, fiz a minha crítica. Coencidencia ou não, na minha fotocritica essa pessoa fez comentários esdruxulos.

As fotos marcam e dizem muita coisa, mas as palavras que usamos para comentar elas, marcam muito também. Temos que pensar bem antes de criticar. E pensar também sobre as criticas que recebemos.

E mais uma coisa, tem fotos que para nós, tem muiiito significado, mas para os outros podem ser simplesmente mais uma. E ae que está a graça da fotografia.
Bresol
Bresol
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 521
Idade : 40
Localização : São Leopoldo
Faz o que da vida : Analista de sistemas
CISFC: : **
Data de inscrição : 05/11/2009

http://www.flickr.com/photos/bresol

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por Murilo Qui 4 Fev 2010 - 11:18

Quem posta fotos no flickr, w1photos, olhares entre outros, esperando por criticas construtivas está no lugar errado. os sites citados são bem como diz o texto, troca de elogios.

Se quiser receber críticas construtivas , tem que contar com alguns amigos que entendem do negócios e querem te ver crescer. Daí sim tu mostra tuas fotos pra eles e els vão dizer o que tu tem que fazer melhor. Assim a gente cresce, com poucas criticas, desde que sejam qualificadas.
Murilo
Murilo
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 695
Idade : 52
Localização : Novo Hamburgo
CISFC: : ***
Data de inscrição : 04/11/2008

http://www.flickr.com/murafotos

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por Convidad Qui 4 Fev 2010 - 17:57

O texto é bom, só não concordo onde diz que "quem não faz igual não pode criticar". É óbvio que pode se tiver um pouco de conhecimento de fotografia......exemplo, eu não manjo nada de foto de publicidade, mas de vez em quando vejo cada m.... de foto que é dureza!
Quanto aos flickrs da vida, é pura rasgação de seda mesmo.
Quando eu quero críticas das minhas fotos eu uso o MUNDO FOTOGRÁFICO, tem gente lá que escreve bobagem, como em todo lugar tem, mas tem muito cara fera lá que dá ótimas dicas e críticas.
Abraços!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por primartins Dom 7 Fev 2010 - 8:05

é sempre a mesma coisa.... sempre o mesmo assunto, mas qnd um faz um comentário que o outro n esperava, geralmente cria aquela coisa: "aii, n vou mt com a cara dele"...

Temos que começar por nós a aceitarmos as criticas como forma de crescimento.
primartins
primartins
Tá na dele
Tá na dele

Feminino Número de Mensagens : 250
Idade : 35
Localização : Novo Hamburgo/RS
Faz o que da vida : Sou Fotógrafa
Data de inscrição : 24/08/2009

http://www.primartins.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por gmazza Qua 13 Jul 2011 - 23:58

O topico já está algum tempo sem movimentação, no entanto, de fato acho que o assunto vem a tona com certa regularidade, e acho que existem vários espectros da questão.

A maioria dos comentários elogiosos trocados no Flickr em especial, visam gerar atividade nas fotos para que sejam incluidas no explore do flickr. Fotos com mais atividade também ficam melhor posicionadas nas buscas dentro do flickr. Dentro desse contexto a troca de comentários e favoritos tem explicação.

No entanto existe o lado oposto da moeda e recordo que mês passado no Fred Miranda (forum) teve um colega no fórum de macro que disse estar ficando preocupado e paranoide com a grande quantidade de comentários elogiosos, inclusive em fotos que ele mesmo considerava ruins. E começou a se perguntar se todas elas não estavam ruins (o feedback positivo deixa de ter valor).

Talvez o melhor é aprender a fazer a auto análise das fotos, que pode ser muito dificil no inicio.

Não vejo os grupos de foto critica como tão produtivos assim, embora participe de vários, cada um com suas regras tem seus problemas. Talvez o pior deles é que após um tempo recebendo criticas de um determinado grupo, as fotos podem ficar "tunadas" para o paradigma daquele grupo, nesse caso, mesmo tendo recebido comentários sólidos, o cara ao invés de ficar um fotografo decente acaba produzindo fotos para a singularidade de determinado grupo e virando um "foto critica star".

Ou, como já foi dito, muitas pessoas fazem comentários rápidos porque não desejam sentar na frente do computador e fazer uma analise mais encorpada.
gmazza
gmazza
Só observando...
Só observando...

Masculino Número de Mensagens : 18
Idade : 49
Localização : Teutonia
Faz o que da vida : Medico
Data de inscrição : 11/07/2011

http://www.gmazza.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por Marcelo Pacheco Qui 14 Jul 2011 - 11:23

Gosto de comentar fotos e fotógrafos que acho criativos e com trabalhos com certo teor de inéditismo Depois de algum tempo, percebi que o que todo mundo faz, não carece de comentarios meus, até porque não sou especialista.
Quando se destaca, procuro além de comentar, fazer contato e trocar experiencias, algo que está funcionando bem como referêncial aos meus trabalhos.
Quando não gosto, não comento. E aprendi que comentar, criticar e até mesmo tentar contribuir com trabalhos ruins, não trazem resultados positivos.
Gosto de receber comentarios e até mesmo críticas, isto é fundamental; díficel é conseguir isto de forma correta nos foruns,blogs e grupos fotógraficos, onde parece que o que realmente predomina são os "escambos" .
Mas ainda acho detestável os "fotógrafos de internet": profundos conhecedores de equipamentos, técnicas,e argumentações;mas, que na pratica esqueceram o que é fotografar, frustados em nunca terem reconhecimento acabam se profissionalizando em ridicularizar o trabalho alheio... destes, quero distancia, pois não há crescimento. ( o br é um exemplo claro disto )
Em resumo, o que acho mais importante do que criticas e comentarios é sua realização com o seu trabalho e a receptividade do seu publico alvo, aí sim há um sinal claro que o que voce está fazendo tem qualidade ou não.
Marcelo Pacheco
Marcelo Pacheco
Fala pelos cotovelos
Fala pelos cotovelos

Masculino Número de Mensagens : 738
Idade : 54
Localização : NH
Faz o que da vida : Fotografo
Data de inscrição : 26/01/2009

http://www.marcelopacheco.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por william.inacio Qui 14 Jul 2011 - 11:25

Ponto de vista de um novato:

Oque e foto ruim?
Oque e foto boa?

Eu classifico da seguinte forma:
A foto que eu gostei
A foto que eu não gostei
Simples assim. Independente que tem tirou a foto, a questão toda é:
Você esta tirando fotos para oque? ou para que?
Se você faz fotos para a seu sustento, você tem obrigação de ter fotos que a pessoa veja e diga "que foto", novamente independente da foto ser boa ou não ao seu ver.
Hoje oque acontece com a maioria de pessoas que compram uma DSLR e que as mesmas querem melhorar suas fotos.
Vamos abrir um concurso para fotos? QUEM SE JULGA CAPAZ DE BATER NO PEITO E DIZER EU VOU CRITICAR A FOTO?
Existe um espaço dentro desta casa que é desce lenha, alias vou colocar algumas lá, este espaço e muito bom para quem esta começando, pois vai pegar varias e varias opiniões, e tirar suas conclusões.
A poucos dias achava o máximo as minhas fotos tirada com uma DSC-N10.
Hoje tenho uma maquina DSLR e acho que minhas fotos estão iguais.
Ou seja FÁCIL ASSIM:
- A foto que eu gostei
-A foto que eu não gostei.
Me pergunto quanto vejo uma foto linda:
Sera que um dia consigo tirar uma parecida?
Resposta: ??? - não sei... vamos adiante.~

Oque não pode acontecer e virar um grupo de pessoas descendo a lenha em suas fotos ou um grupo puxando o saco.

Antes de fazer fotos para os outros olharem, faça fotos para você mesmo.

Abraços a todos, ASSUNTO POLEMICO.
william.inacio
william.inacio
Tá na dele
Tá na dele

Masculino Número de Mensagens : 281
Idade : 59
Localização : Canoas - RS
Data de inscrição : 25/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por Marcela Qui 14 Jul 2011 - 15:32

"Antes de fazer fotos para os outros olharem, faça fotos para você mesmo"

Assino embaixo, principalmente quando a proposta é o hobby.

As vezes as pessoas confundem o fato de alguém amar a fotografia, fotografar e divulgar suas fotos por hobby (fotógrafo amador) com aquele que também ama a fotografia a ponto de torná-la o seu sustento (fotógrafo profissional).
São duas categorias distintas, mas que devem igualmente buscar conhecimento, saber lidar com críticas, elogios e aprender com seus erros e acertos.

Porém, o profissional tem a obrigação de buscar o melhor em termos de técnica, produção e direção criativa, pois no momento que a arte vira dinheiro, tem-se que fazer por merecer. Isso inclui ouvir as críticas e buscar nestas críticas, as pedras que construirão a estrada da excelência.

Nunca deixando de lado a sua assinatura pessoal, o "faça fotos para você mesmo", mas sempre buscando qualidade.

Marcela
Marcela
Moderado com as palavras
Moderado com as palavras

Feminino Número de Mensagens : 385
Idade : 40
Localização : Porto Alegre
Faz o que da vida : Bacharel em Química Industrial
Data de inscrição : 01/07/2009

http://www.flickr.com/marcelasander

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por Yul Barbosa Qui 14 Jul 2011 - 19:19

Feedback sobre o trabalho sempre é interessante. Quando ficamos muito tempo voltados apenas para o próprio umbigo, o trabalho acaba caindo num mesmismo". O grande problema da crítica é o "muito bom!" que se recebe num comentário no Flickr, por exemplo. Ok, a foto é muito boa... Mas, porque?

Outro "vírus" que se expalha por ai é o "me comenta que eu te comento", que tem uma vertente no twitter "me segue que eu te sigo". Se eu, no twitter, não sigo o cara apenas para ele me seguir, também não vou comentar apenas para ele comentar o meu trabalho. Tenho fotos no flickr com mais de 20 comentários. O grande problema deles é que segue a lógica apenas do "muito bom" ou "grande trabalho" ou "não gostei". Não é esse o objetivo de uma crítica. Dai fica o elogio vazio.

Quero saber porque a foto é muito boa. Talvez para conseguir repetir a mesma técnica numa fotografia futura. Ou, se ela não está como deveria, como posso melhora-la.

Ultimamente, em grande parte dos meus trabalhos, tenho levado a minha namorada junto. Sempre rola uma idéia diferente do que eu tinha em mente, e que acaba sendo melhor do que a minha idéia original. Isso apenas significa que ninguém, inclusive fotógrafos, são uma ilha. Compartilhando idéias, experiências, um trabalho que poderia ser mediano, acaba ficando melhor.

Defendo a idéia da troca de experiências. Vejo muitos fotógrafos que se fecham para o resto da categoria, por medo de que "roubem a sua idéia", ou se tornem concorrencia. Eu procuro fazer o contrário. Pra cada fotógrafo iniciante que me procurar, vou sentar do lado (ou reservar um tempo via msn) pra dar algumas dicas, avaliar fotografia, dizer o que já está bom, e o que ainda pode melhorar.

E, sempre busco fotografar pra mim mesmo. O que me agrada, o que eu curto fazer. Mas, ouvir os outros ajuda a refinar algumas "mancadas" ou achar alguns atalhos pra fazer um trabalho melhor.
Yul Barbosa
Yul Barbosa
Caladão
Caladão

Masculino Número de Mensagens : 172
Idade : 44
Localização : São Leopoldo
Faz o que da vida : Fotógrafo
Data de inscrição : 24/01/2011

http://www.yulbarbosa.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por gmazza Sáb 16 Jul 2011 - 9:10

Fico contente que o tópico movimentou, e muito grato pelas opiniões de vocês.
gmazza
gmazza
Só observando...
Só observando...

Masculino Número de Mensagens : 18
Idade : 49
Localização : Teutonia
Faz o que da vida : Medico
Data de inscrição : 11/07/2011

http://www.gmazza.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crítica pela crítica ou escambo de elogios? Empty Re: Crítica pela crítica ou escambo de elogios?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos